Apucarana sedia campanha contra câncer de pele

Voluntários abordaram pedestres com informativos e amostras de protetor solar

Mais frequente no País, sendo responsável por 25% dos casos da doença, o câncer de pele é totalmente curável se descoberto em seu início.

O câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha no corpo, que deve ser analisada por um profissional. Por esse motivo, é uma das doenças mais constantes no público acima de 50 anos. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. "Descobrimos hoje mesmo um caso muito grave de câncer de pele em um senhor de 78 anos".

De acordo com o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, referência em oncologia em Foz do Iguaçu, em 2012 foram atendidos 324 pacientes com câncer de pele e outros 213 no ano seguinte. Todos que possuírem suspeita devem comparecer à campanha. É recomendável a ida ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano. "Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances de cura", completa o especialista ao lembrar que é a forma mais comum da doença e também uma das mais facilmente curáveis.

Um mutirão de exames e consultas gratuitas vai marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele no próximo sábado (26). Quanto ao tipo melanoma, cuja letalidade é elevada, a estimativa do INCA é de aproximadamente 6 mil casos novos.

HGA será um dos locais de atendimento.

Cerca de 40 dermatologistas estarão empenhados na prestação dos serviços.

A iniciativa faz parte das ações do Dia C - Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele e a programação contará com atividades educativas para sensibilizar o público sobre a importância da fotoproteção no dia a dia e do diagnóstico precoce da doença. Interessados devem se dirigir ao Instituto de Pele da Faculdade de Medicina do ABC: Av.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Capcom bane estágio dos torneios de Street Fighter V
Segundo Ono , quanto mais popular o jogo for no cenário competitivo, maior será o interesse do público em comprar o game. Fora isso, Street Fighter V é um jogo de luta como nenhum outro, cheio de estratégias e técnicas recompensadoras.

Bancários do Banco do Brasil usarão preto em protesto contra reestruturação
Os clientes também contam com 341 correspondentes bancários, 652 caixas eletrônicos BB e 168 terminais da rede Banco 24h no estado.

Taxa extra na conta de luz volta a ser suspensa em dezembro
Foi criada, então, a bandeira vermelha, cobrança extra na conta de luz para bancar esses custos maiores na produção de energia. Quando há pouca ou nenhuma necessidade de geração por termelétricas, a bandeira fica verde e não há cobrança extra.

Pauleta é o melhor avançado da história do PSG
Com 10771 votos (36% do total) Pedro Pauleta, o jogador português e antigo avançado da seleção nacional foi o jogador mais votado. O registo de Pauleta é mais baixo que o de Zlatan mas não deixa de ser impressionante.

Outras notícias