Défice até outubro diminuiu 375 milhões de euros

Economia Finanças Públicas

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje o valor do défice orçamental até outubro, em contas públicas, pretendendo o Governo fechar o ano com um défice de 2,4% do PIB, nas contas nacionais. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

A informação veiculada pelo Executivo socialista indica que a receita aumentou 1,7% e a despesa subiu 1,1%, variações que, nos dois casos, são inferiores ao estimado no OE2016.

Nos primeiros nove meses do ano, o défice orçamental apurado em contas públicas reduziu-se em 292 milhões de euros face ao mesmo período de 2015, atingindo os 2.924 milhões de euros, o equivalente a 53,2% do previsto para todo o ano (em 2015 representava 67,7%).

Quanto ao saldo primário, que exclui os juros da dívida pública, houve um excedente primário, de 3.118 milhões de euros até outubro, "uma melhoria de 683 milhões face a 2015".

Não obstante o acréscimo de reembolsos fiscais, em 887 milhões, a receita fiscal cresceu 0,6% face a outubro de 2015. "A receita contributiva aumentou 3,6%, principalmente devido ao crescimento de 4,5% das contribuições e quotizações para a Segurança Social".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Após pressão, presidente da Câmara adia votação de pacote anticorrupção
Em seus discursos, deputados fazem elogios, críticas e sugerem alterações no parecer modificado na terça. Até o momento, a ofensiva não foi bem sucedida, e é provável que a votação fique para a próxima semana.

Bruna Marquezine aparece de pijama durante viagem a Barcelona
Em novembro do mesmo ano, eles acabaram por anunciar o fim do relacionamento, depois que o jogador se mudou para a Espanha. A atriz Bruna Marquezine quase se esbarrou com Carol Dantas, ex-namorada de Neymar e mãe do filho do rapaz.

Descoberta cidade antiga no Egito
O governo do Egito informou na última quarta-feira, 23, que descobriu uma cidade e um cemitério de mais de 7 mil anos de idade. Além disso, os arqueólogos descobriram 15 grandes sepulturas, que foram provavelmente construídas para pessoas importantes.

Colômbia e Farc assinam hoje 2º acordo de paz
Esta nova versão do pacto será apresentada ao Congresso na próxima semana para ser referendada. No entanto, ele reconheceu que o acordo não agradará a todos.

Outras notícias