Anvisa inclui maconha em sua lista de plantas medicinais

Anvisa inclui maconha em sua lista de plantas medicinais

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu incluir a Cannabis sativa, nome científico da maconha, em sua relação de plantas medicinais. Segundo a agência reguladora, a inclusão não altera as regras para importação de medicamentos com canabidiol (CBD) ou outros extratos da maconha. Ou seja, não libera seu uso medicinal, tampouco muda as normas que restringem o porte e o uso da maconha em território nacional. Se um fabricante, por exemplo, pedir o registro de um medicamento, as substâncias precisam aparecer na lista para que o fabricante faça o pedido e a Anvisa inicie a análise, independentemente do resultado.

Em janeiro de 2015, a Anvisa já tinha decidido retirar o canabidiol da lista de substâncias de uso proscrito, o que abriu caminho para que a comercialização de medicamentos com a substância fosse facilitada no país.

No início de 2017, o órgão havia aprovado o registro o registro do primeiro remédio à base de maconha no Brasil.

A norma prevê que o paciente ou seu responsável legal solicite à Anvisa, em formulário próprio, uma autorização excepcional para a importação e utilização do produto, apresentando prescrição médica, laudo médico e declaração de responsabilidade e esclarecimento assinada pelo médico e paciente ou responsável legal. O marco é importante: trata-se do reconhecimento não de um derivado, mas sim da planta propriamente. Porém, em 1938 a planta foi proibida pela primeira vez no Brasil, e logo depois a espécie foi removida da lista. Para que isso aconteça seria necessário que um empresa apresentasse um pedido para registro de um medicamento feito com a planta em si e isso ainda não aconteceu. Desta forma, a substância passa a ser reconhecida dentro do país para futuros pedidos de registro de medicamentos e outras regulamentações. A Farmacopeia é um compêndio de monografias que detalham a forma de fabricação de um medicamento e seus padrões de qualidade para que possam ser registrados no Brasil.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

"Para dar opiniões existem muitos" — Nuno Espírito Santo
Este não é um momento de nos desviarmos do que é primordial, o jogo de domingo. Foi-nos encarregue uma missão e estamos todos focados nisso.

Homem processa mulher por ter ficado ao celular durante primeiro encontro
Brandon exigiu que esta lhe devolvesse o dinheiro do bilhete, mas ela recusou, motivo que o levou a apresentar queixa. Ele sugeriu então que ela o fizesse no exterior da sala de cinema.

Princesa japonesa abandona título real para se casar com plebeu
O governo japonês considerou mudar a lei para que as princesas tivessem possibilidade de herdar o trono. O mesmo já tinha acontecido com a sua tia, a Princesa Sayako, única filha do Imperador, em 2005.

Operação da PF cumpre mandados em endereços ligados a Aécio Neves
A PF rastreou o caminho do dinheiro e descobriu que o montante foi depositado numa empresa do senador Zezé Perrella. Os imóveis de Aécio são localizados no Lago Sul, em Brasília; em Ipanema, no Rio de Janeiro; e em Anchieta (MG).

Outras notícias