Campanha incentiva mulheres a doarem leite materno

Campanha incentiva mulheres a doarem leite materno

As mães interessadas podem ligar no telefone do Corpo de Bombeiros 193.

No Brasil, nascem aproximadamente 3 milhões de bebês por ano, e 14% deles são prematuros ou têm baixo peso (menos que 2,5 quilos).

A estratégia de Bancos de Leites Humano (BLHs) do Brasil, desenvolvida há 32 anos pelo Ministério da Saúde, beneficiou, entre 2009 e 2016, mais de 1,8 milhão de recém-nascidos. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade pelos Bancos de Leite Humano antes de ser ofertado a uma criança.

Os bombeiros vão até a casa de cada uma das mães doadoras e já na primeira visita, explicam como o leite deve ser coletado e armazenado, além do processo de higienização.

Apesar das mobilizações já realizadas, o número de doações de leite humano ainda é baixo em relação à demanda.

"Será um evento para homenagear e agradecer as doadoras de leite materno e para divulgar a importância da doação de leite para os bebês que estão internados", afirmou a nutricionista e responsável técnica pelo banco de leite do Regional, Fernanda Menezes.

Qualquer mulher que esteja amamentando pode ser doadora.

“Temos que comprar o leite porque não dispomos para todos.

De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite no Brasil (RDC nº 171), para se tornar doadora a mulher deve ter excesso de leite, ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar o leite que sobra.

Não existe quantidade mínima para fazer a doação.

oEvite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa. O leite pode permanecer no freezer ou congelador da geladeira por até dez dias.

O Banco de Leite Humano, instalado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), está a apelar à doação de leite materno.

O mês de comemoração do "Dia das Mães", que coincide com o período de promoção da campanha de sensibilização sobre o "Dia Nacional da Doação de Leite Humano", lembrado no dia 20 de maio, está sendo comemorado de uma maneira bem diferente pelo Shopping Vitória.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Diretor do Palmeiras promete que clube vai recorrer de punição da Conmebol
Na ocasião, jogadores do Peñarol partiram para cima dos brasileiros ao término da derrota por 3 a 2. O diretor de futebol do Palmeiras , Alexandre Mattos , disse que o clube vai recorrer da punição.

Nissan divulga preço do Kicks produzido em terras brasileiras
Outras novidades serão a oferta do câmbio manual e a disponibilidade de novos equipamentos e de novas cores e combinações 2-Tone. Do local, já saem os modelos March e Versa, além dos motores 1.0 de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros.

Anvisa inclui maconha em sua lista de plantas medicinais
Ou seja, não libera seu uso medicinal, tampouco muda as normas que restringem o porte e o uso da maconha em território nacional. Porém, em 1938 a planta foi proibida pela primeira vez no Brasil , e logo depois a espécie foi removida da lista.

Homem processa mulher por ter ficado ao celular durante primeiro encontro
Brandon exigiu que esta lhe devolvesse o dinheiro do bilhete, mas ela recusou, motivo que o levou a apresentar queixa. Ele sugeriu então que ela o fizesse no exterior da sala de cinema.

Outras notícias