Campanha incentiva mulheres a doarem leite materno

Regional faz ação para incentivar mães na Semana Estadual de Doação de Leite Materno

As mães interessadas podem ligar no telefone do Corpo de Bombeiros 193.

No Brasil, nascem aproximadamente 3 milhões de bebês por ano, e 14% deles são prematuros ou têm baixo peso (menos que 2,5 quilos).

A estratégia de Bancos de Leites Humano (BLHs) do Brasil, desenvolvida há 32 anos pelo Ministério da Saúde, beneficiou, entre 2009 e 2016, mais de 1,8 milhão de recém-nascidos. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade pelos Bancos de Leite Humano antes de ser ofertado a uma criança.

Os bombeiros vão até a casa de cada uma das mães doadoras e já na primeira visita, explicam como o leite deve ser coletado e armazenado, além do processo de higienização.

Apesar das mobilizações já realizadas, o número de doações de leite humano ainda é baixo em relação à demanda.

"Será um evento para homenagear e agradecer as doadoras de leite materno e para divulgar a importância da doação de leite para os bebês que estão internados", afirmou a nutricionista e responsável técnica pelo banco de leite do Regional, Fernanda Menezes.

Qualquer mulher que esteja amamentando pode ser doadora.

“Temos que comprar o leite porque não dispomos para todos.

De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite no Brasil (RDC nº 171), para se tornar doadora a mulher deve ter excesso de leite, ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar o leite que sobra.

Não existe quantidade mínima para fazer a doação.

oEvite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa. O leite pode permanecer no freezer ou congelador da geladeira por até dez dias.

O Banco de Leite Humano, instalado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), está a apelar à doação de leite materno.

O mês de comemoração do "Dia das Mães", que coincide com o período de promoção da campanha de sensibilização sobre o "Dia Nacional da Doação de Leite Humano", lembrado no dia 20 de maio, está sendo comemorado de uma maneira bem diferente pelo Shopping Vitória.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Petróleo fecha em alta, ainda repercutindo o relatório de estoques dos EUA
Os estoques no centro de entregas de Cushing, no Oklahoma, caíram em 539 mil barris, disse o API. Na Bloomberg, os analistas calcularam uma queda de um milhão de barris.

Iggy Azalea comenta feat. com Anitta: "Não é um dueto"
A nova música de Iggy com Anitta é boa e dançante, cumpri o que prometeu nas prévias, Anitta canta apenas o refrão da música. A rapper australiana havia divulgado, também pelo Snapchat, uma prévia da canção, que acabou batizada como " Switch ".

Sem Neymar, Tite convoca Rodriguinho, Jesus e David Luiz
Tite também falou do retorno de David Luiz e sobre o papel que o jogador pode exercer dentro da Canarinho. "Ele é versátil. Serve para o Diego Souza, que entrou bem no jogo contra o Uruguai, apesar de pouco tempo, participou de duas jogadas.

Homem processa mulher por ter ficado ao celular durante primeiro encontro
Brandon exigiu que esta lhe devolvesse o dinheiro do bilhete, mas ela recusou, motivo que o levou a apresentar queixa. Ele sugeriu então que ela o fizesse no exterior da sala de cinema.

Outras notícias