Crítico literário e sociólogo, Antonio Candido morre aos 98 anos

Antonio Candido durante a Flip em 2011

Em respeito à morte de Antonio Candido, escritor, crítico literário, sociólogo e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ( FFLCH ), a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) suspendeu as aulas desta sexta-feira (12) na faculdade em questão e declarou um luto oficial nos dias 12, 13 e 15 de maio em toda a universidade. Candido, que tinha 98 anos, estava internado no Hospital Alberto Einstein, na zona sul São Paulo, com problemas no intestino. O Einstein não confirma a informação. Uma das filhas do crítico, a historiadora Marina de Mello e Souza também falou sobre a surpresa que tomou Candido diante dos últimos acontecimentos.

"Hoje perdemos Antonio Candido, vencedor por quatro vezes do Prêmio Jabuti, e pai de grandes obras que refletiam e discutiam a cultura e literatura brasileira, como 'Formação da Literatura Brasileira' (1959) e 'Literatura e Sociedade' (1965)". Ainda criança, ele se mudou para Poços de Caldas (MG), e depois para São João da Boa Vista, no interior de São Paulo.

Antonio Candido teve, durante anos, um rival na crítica literária - Wilson Martins. Em 1961, assume como professor colaborador a disciplina de teoria literária e literatura comparada na USP.

Em 1998, recebeu o Prêmio Camões, concedido pelos governos do Brasil e de Portugal, em Lisboa.

É autor, ainda, de dois clássicos, um na área da literatura - Formação da literatura brasileira: momentos decisivos -, outro na área da Sociologia - Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação de seus meios de vida. Ingressou e abandonou a Faculdade de Direito da USP para, em 1942, se graduar em filosofia. E, em 1980, participou da fundação do PT. "Confesso que por toda a minha vida, mesmo nos momentos mais agudos, nunca fui capaz de perder a preocupação com os fatores sociais e políticos, que obcecaram a minha geração como uma espécie de memento e quase de remorso", disse em entrevista à revista acadêmica "Trans-form-ação", em 1975. "Uma liderança intelectual, uma das pessoas que pensam o País", completou.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Conmebol suspende Felipe Melo por seis jogos na Copa Libertadores
A Confederação Sul-Americana de Futebol ( Conmebol ) aplicou uma punição de seis jogos ao jogador Felipe Melo , do Palmeiras . Se o Palmeiras tiver sucesso no pedido de recurso, Felipe Melo voltaria a jogar na partida de volta das oitavas de finais.

Praia reaparece mais de 30 anos depois
Em 1984, tempestades violentas no noroeste da Irlanda sumiram com toda uma praia ao longo da costa, deixando os moradores com nada além de piscinas de rochas cinzentas.

Jeiza e Zeca terminam noivado em "A Força do Querer"
A moça já havia solicitado para a polícia uma medida protetiva contra Ruy , impedindo que ele chegasse perto dela. Ritinha admite para Marilda (Dandara Mariana) que não quer que Zeca ( Marco Pigossi ) deixe de gostar dela.

Após atuação ruim, Cruzeiro é eliminado nos pênaltis na Sul-Americana
O primeiro gol da virada do Nacional surgiu em erro de Mayke, ao dominar a bola dentro da área, ainda no primeiro tempo. O técnico Mano Menezes ainda apostou em Alisson como peça mais aguda de velocidade e movimentação.

Outras notícias