Abutres "gays" se tornam papais chocando "ovo de aluguel"

Reprodução  Artis Zoo                       A tentativa foi bem-sucedida e o filhote nasceu há menos de um mês

Dois abutres macho do Jardim Zoológico Artis, em Amesterdão, tornaram-se no primeiro casal gay a adotar uma cria.

O ovo que eclodiu esta semana foi encontrado abandonado há cerca de dois meses.

Para surpresa dos funcionários do zoo, os pais adotivos sentaram-se em cima do ovo à vez para o chocar.

"Sabíamos que era bastante arriscado e não tínhamos qualquer garantia de sucesso, mas decidimos que este era o momento deles e quisemos dar-lhes esta oportunidade", referiu. O pequenino abutre tem hoje 20 dias de idade e é cuidado pelos papais abutre com muito carinho.

"Assim como algumas espécies de pinguins, abutres fazem de tudo um pouco, alternando todas as tarefas 'domésticas'". As fêmeas põem ovos, mas são chocados em conjunto e tanto fêmeas como machos procuram comida. Os machos estão programados para desempenhar essas tarefas”, afirma van Tol.

É a primeira incubação bem sucedida do zoológico em cinco anos. Outra ave nasceu no mesmo período, de um casal heterossexual resgatado de um acidente rodoviário em Espanha.

"Temos sorte de ter duas histórias muito especiais neste ano", disse Van Tol.

Mas o ovo não chocou.

"Eles realmente ficaram ligados ao ovo", contou Weber.

"Eles cuidam mesmo de seus filhotes", disse ela. "Eram vistos como símbolo da feminilidade". "Na maioria das espécies de abutres, é difícil distinguir os machos das fêmeas [por serem muito maternais].", explicou Corinne Kendal, especialista em abutres do North Carolina Zoo, nos Estados Unidos.

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Suspeita de tiros na estação Pinheiros deixa 14 feridos — Susto na CPTM
No total, 14 pessoas se machucaram, sendo que quatro foram encaminhadas ao pronto-socorro, com ferimentos leves. Os 14 passageiros que se feriram -todos sem gravidade- na confusão foram levados para hospitais da região.

Homem de 29 anos morto a tiro perto de Viana do Alentejo
Um homem foi esta sexta-feira morto a tiro de caçadeira na localidade de Viana do Alentejo, no distrito de Évora. O crime ocorreu cerca das 19 horas, à saída de Viana do Alentejo, tendo o autor dos disparos esperando pela GNR.

Paula Fernandes assume namoro com tenor Thiago Arancam
O clima de paixão fez com que os dois postassem fotos com declarações apaixonadas nas rede sociais. Vale lembrar que Paula Fernandes terminou o noivado com Henrique do Valle há cerca de seis meses.

Comediante se desculpa após publicar vídeo com 'Trump decapitado'
A fotografia em causa, partilhada por Griffin e da autoria de Tyler Shields, foi entretanto eliminada por ambos. Peço o vosso perdão, vou tirar a imagem, vou pedir ao fotógrafo que a tire e imploro pelo vosso perdão.

Outras notícias