Apenas 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue

Vereador Filipe Martins doa sangue

Atualmente, existem diversas formas de esclarecer dúvidas que possam surgir antes de fazer uma doação.

O sangue é um líquido fundamental para o corpo e geralmente nos lembramos dele quando nos deparamos com algum acidente ou doença.

Entre os impedimentos temporários estão os resfriados (é preciso aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes, ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, ter passado por situações com risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses. O ato de doar representa além de um gesto solidário, um carinho ao próximo ao salvar vidas.

O Dia Mundial do Doador de Sangue está sendo marcado por uma programação especial, na manhã desta segunda-feira (14), na sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), localizada na avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, Zona Centro-Sul. É pouquíssimo para as necessidades diárias dos pronto-socorros e hospitais do país.

As celebrações visam exaltar a importância da doação de sangue.

De acordo com o site da instituição, até ontem, o estoque dos tipos sanguíneos A+, B-, AB- e AB+ eram considerados estáveis. "O Hemosc vem trabalhando no limite do orçamento priorizando o essencial para o funcionamento das unidades devido à crise no Brasil e diminuição dos repasses à saúde. O acolhimento é muito gratificante para quem doa um minutinho do seu tempo para salvar alguém", disse o doador brasiliense Hélio Fonseca, que acumula mais de cem doações no hemocentro. É preciso que pessoas saudáveis doem regularmente.

A coordenadora do Hemocentro Regional de Eunápolis, a farmacêutica bioquímica Karoline Cavalcanti Pimenta, explicou ao taxista que os homens podem doar sangue a cada dois meses e, no máximo, quatro doações por ano. A importância da doação regular também se dá tendo em vista que os hemocomponentes doados possuem prazo de validade.

Ao ser estocada, as hemácias do sangue possuem validade de 35 dias.

Levar documento original com foto recente. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.

Após preencher um cadastro simples, o doador passa a integrar uma rede unificada de doadores e estará apto a fazer parte de campanhas de doação em todo o país, uma vez que os bancos de sangue cadastrados podem localizar os doadores mais próximos através de geolocalização.

Pensando nisso, a startup sorocabana Time do Sangue desenvolveu um aplicativo para smartphones que torna o processo de doação de sangue mais acessível e dinâmico ao público. A próxima será realizada no mês de julho.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

'Pega pega': Luiza terá recaída e beijará Eric
Júlio avisa a Malagueta que a polícia encontrará o carrinho que eles usaram para transportar as malas com o dinheiro do roubo. Júlio pensa em fugir com sua família. "Como você enche a boca pra dizer meu hotel?" Malagueta elogia Maria Pia.

Coreia do Norte diz que libertou jovem norte-americano por motivos humanitários
"Warmbier está a caminho dos Estados Unidos, onde vai reunir-se com a família", afirmou Rex Tillerson em comunicado. Ele anunciou que sanções estão sendo estudadas contra países terceiros que comercializem com a Coreia do Norte.

Queens of the Stone Age partilham o nome do novo álbum
O Queens Of The Stone Age compartilhou um novo teaser onde aparece monitorado e falhando em um detector de mentiras. Villains será o sétimo disco de estúdio da banda norte-americana e prevê-se que seja editado este verão.

Danny Elfman será o compositor da trilha sonora de 'Liga da Justiça'
Em uma declaração ào THR , ele disse: "Como o meu mentor Hans Zimmer me disse - se você ainda não foi substituído em Hollywood ainda não é um grande compositor...

Outras notícias