Apenas 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue

Movimento Paraíba Sangue Bom incentiva voluntariado e estimular a doação de sangue

Atualmente, existem diversas formas de esclarecer dúvidas que possam surgir antes de fazer uma doação.

O sangue é um líquido fundamental para o corpo e geralmente nos lembramos dele quando nos deparamos com algum acidente ou doença.

Entre os impedimentos temporários estão os resfriados (é preciso aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes, ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, ter passado por situações com risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses. O ato de doar representa além de um gesto solidário, um carinho ao próximo ao salvar vidas.

O Dia Mundial do Doador de Sangue está sendo marcado por uma programação especial, na manhã desta segunda-feira (14), na sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), localizada na avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, Zona Centro-Sul. É pouquíssimo para as necessidades diárias dos pronto-socorros e hospitais do país.

As celebrações visam exaltar a importância da doação de sangue.

De acordo com o site da instituição, até ontem, o estoque dos tipos sanguíneos A+, B-, AB- e AB+ eram considerados estáveis. "O Hemosc vem trabalhando no limite do orçamento priorizando o essencial para o funcionamento das unidades devido à crise no Brasil e diminuição dos repasses à saúde. O acolhimento é muito gratificante para quem doa um minutinho do seu tempo para salvar alguém", disse o doador brasiliense Hélio Fonseca, que acumula mais de cem doações no hemocentro. É preciso que pessoas saudáveis doem regularmente.

A coordenadora do Hemocentro Regional de Eunápolis, a farmacêutica bioquímica Karoline Cavalcanti Pimenta, explicou ao taxista que os homens podem doar sangue a cada dois meses e, no máximo, quatro doações por ano. A importância da doação regular também se dá tendo em vista que os hemocomponentes doados possuem prazo de validade.

Ao ser estocada, as hemácias do sangue possuem validade de 35 dias.

Levar documento original com foto recente. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.

Após preencher um cadastro simples, o doador passa a integrar uma rede unificada de doadores e estará apto a fazer parte de campanhas de doação em todo o país, uma vez que os bancos de sangue cadastrados podem localizar os doadores mais próximos através de geolocalização.

Pensando nisso, a startup sorocabana Time do Sangue desenvolveu um aplicativo para smartphones que torna o processo de doação de sangue mais acessível e dinâmico ao público. A próxima será realizada no mês de julho.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Experiente, Leonardo Silva evita culpar Felipe Santana por derrota
Após jogar por cerca de 60 minutos com um jogador a mais, o empate em casa já era um resultado ruim para o Atlético. Na próxima rodada, o Atlético-MG vai até o Morumbi para enfrentar o São Paulo, no domingo, às 16h (de Brasília).

Marçal vendido ao Lyon por 4,5 milhões de euros — Benfica
O jogador, que passou pela base do Grêmio e também atuou no Guaratinguetá, chegou em Portugal em 2010, para atuar no Torreense. Marçal está cada vez mais perto do Lyon .

Rodrigo Maia afirma que pode suspender recesso para votar denúncia contra Temer
Oficialmente, o Congresso só pode entrar em recesso em julho se aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Conforme a reportagem, Temer repassou a quantia a Moreira em dois cheques de R$ 50 mil.

Jornalista Jorge Bastos Moreno morre aos 63 anos no Rio
Para o presidente do TSE, o jornalista fará falta não apenas como profissional, mas também como pessoa ímpar e especial. Em março deste ano, Jorge Bastos passou a comandar um programa na rádio CBN , o talk show Moreno no Rádio.

Outras notícias