CartaCapital: Emprego com carteira assinada sobe pelo segundo mês seguido

CartaCapital: Emprego com carteira assinada sobe pelo segundo mês seguido

O Ministério do Trabalho informou, porém, que nos doze meses encerrados em maio houve a demissão de 853.665 trabalhadores com carteira assinada.

Mais de 34 mil novos postos de trabalho foram criados no mês de maio no Brasil.

O ministro afirmou ainda que o governo trabalha para manter a tendência de alta no emprego e ressaltou que, dos cinco primeiros meses do ano, houve resultado positivo em três (fevereiro, abril e maio).

Em falas recentes, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, destacou a expectativa de queda na taxa de desemprego a partir de agosto.

Como no mês de abril, o resultado foi fortemente influenciado pela geração de vagas no setor da agropecuária, que criou 46 mil postos de trabalho com carteira no mês passado. "O importante é que o rumo está certo", completou. Em maio de 2016, o Brasil fechou 72.615 vagas de emprego com carteira assinada.

De acordo com o Estadão, esse é o segundo resultado positivo seguido e primeiro para os meses de maio desde 2014, quando foram abertas 58,8 mil vagas.

Mas o técnico também ponderou que é difícil fazer projeções para o desempenho do mercado de trabalho no ano. Os dados de maio ainda são considerados sem ajuste.

Com isso, o total de trabalhadores empregados no país, com carteira assinada, somou 38,36 milhões de pessoas em maio deste ano, contra 39,22 milhões no mesmo mês do ano passado. Comércio, na outra ponta, fechou mais de 11 mil postos.

"Dos oito principais setores da economia, quatro apresentaram resultados positivos". "Podemos constatar que economia volta a dar sinais de recuperação, e a geração de empregos é um indicador que mostra isso", disse. A região Centro-Oeste registrou a abertura de 6.809 postos. As regiões Sul e Norte foram as que mais registraram retração no mercado de trabalho.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

José Mourinho acusado de fuga ao fisco — Espanha
A denúncia partiu da Autoridade Fiscal de Madrid e é relativa ao Imposto Sobre a Renda de Pessoa Física. De acordo com a imprensa espanhola, a suposta fuga ao Fisco teria ocorrido entre 2011 e 2012.

Sobe para 79 número de mortos ou desaparecidos em incêndio de Londres
As autoridades estão a investigar se foi cometido algum crime que tenha originado o incêndio. Citado pela BBC , Stuart Cundy refere que as operações de busca e salvamento vão continuar.

Remake de Resident Evil 2 será lançado em breve, garante Capcom
Em uma entrevista ao Collider , Kobayashi falou sobre o futuro da franquia de zumbis, e revelou que o remake está mais próximo de ser lançado do que imaginávamos.

Filho de Madonna mostra talento e deve ficar de vez no Benfica
Em suas redes sociais, Madonna publicou fotos no Estádio da Luz, que pertence ao Benfica, e até vestindo camisa do clube.

Outras notícias