Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Aécio Neves

Neves está afastado do mandato desde 18 de maio e deixou a presidência do PSDB  Marcelo Camargo  Agência Brasil

A representação feita pela Rede Sustentabilidade e pelo PSOL pedia a cassação de Aécio, por quebra de decoro parlamentar. Ele disse que as gravações de Aécio com Joesley não o convenceram de que houve quebra de decoro parlamentar.

"Indeferi por falta de provas", declarou Souza, por meio da sua assessoria de imprensa.

Mesmo com a decisão de João Alberto de arquivar o processo, qualquer integrante do conselho pode recorrer ao plenário, em até dois dias úteis, desde que conte com o apoio de cinco parlamentares.

Em qualquer lugar do mundo, Gilmar se declararia impedido, já que ele foi flagrado por escuta da Polícia Federal prestando serviços como estafeta de Aécio.

O pedido de prisão chegou a ser incluído na pauta de votações da Primeira Turma do STF desta semana, mas o Supremo adiou o julgamento do caso. Ainda não há data para a retomada do julgamento.

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), rejeitou nesta sexta-feira (23) o pedido de cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

"Sobre o empréstimo de R$ 2 milhões, oferecido por Joesley Batista ao senador, a investigação demonstrará que a negociação não envolveu dinheiro público e muito menos propina".

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores da representação, já anunciou que está buscando o apoio dos membros do conselho a fim de impedir o arquivamento. "Considero inaceitável esse arquivamento", disse.

Randolfe divulgou um vídeo dizendo que recorrerá da decisão. Já garantiu as de Lasier Martins (PDS-RS) e José Pimentel (PT-CE).

- A argumentação do senador João Alberto é hilária. Ora, se com provas irrefutáveis de que Aécio Neves foi pego em flagrante pedindo propina ao empresário Joesley Batista, o STF empurrou para a frente a decisão de prendê-lo, por que razão, então, João Alberto iria dar andamento ao pedido de cassação? De acordo com o regimento do Senado, o presidente do conselho deve designar o relator em até três dias úteis, mediante sorteio entre os membros do órgão.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Ministro da Justiça nega troca no comando da Polícia Federal
O ministro, no entanto, não garantiu a continuidade dele. "Informo que a notícia veiculada pela jornalista A.Sadi está correta". A saída de Daiello da PF é apontada como uma possível manobra para interferir na Operação Lava Jato .

Prévia da inflação avança 3,52% nos doze meses encerrados em junho
As outras três regiões com indicador abaixo de 3% são Curitiba (2,49%), Porto Alegre (2,99%) e Belo Horizonte (2,85%). No Focus, a expectativa é de que a inflação encerre este ano a 3,64 por cento, com a Selic a 8,5 por cento.

"Chegou o momento de dizer adeus ao futebol" — Arbeloa
O antigo internacional espanhol Álvaro Arbeloa irá pendurar as chuteiras, após uma temporada mal sucedida ao serviço do West Ham . Ele fez parte do elenco bicampeão europeu, em 2008 e 2012, e também foi campeão mundial em 2010, na África do Sul.

SP convoca gestantes para se vacinarem contra gripe até sexta-feira
De acordo com a Secretaria da Saúde , cerca de 200 mil gestantes ainda não se vacinaram no território paulista. A vacina é trivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).

Outras notícias