Coreia do Norte diz que libertou jovem norte-americano por motivos humanitários

Líder da Coreia do Norte Kim Jong-un

"Warmbier está a caminho dos Estados Unidos, onde vai reunir-se com a família", afirmou Rex Tillerson em comunicado.

A liberdade de Otto coincidiu com a visita à Coreia do Norte do ex-jogador da NBA Dennis Rodman, que defende um maior diálogo com o país.

À Associated Press, os pais do estudante disseram que ele estava em coma e voltava para casa de num avião médico. Infelizmente, está em coma e disseram-nos que está assim desde março de 2016.

Warmbier foi condenado em 16 de março do ano passado pela Suprema Corte norte-coreana a 15 anos de trabalhos forçados depois de roubar um cartaz com slogan político em uma área reservada aos funcionários do hotel em Pyongyang onde estava alojado. Na chegada ao aeroporto, Dennis Rodman garantia que não estava de viagem para entregar uma mensagem de Donald Trump mas sim para "tentar abrir portas", reafirmando que a sua visita em nada tinha a ver com a sua amizade com o presidente norte-americano.

Ele estava na Coreia do Norte para uma excursão organizada pela agência chinesa Young Pioneer Tours.

Estudante americano Otto Warmbier falando com repórteres em Pyongyang
Kim Kwang Hyon Por que razão Coreia do Norte decidiu libertar estudante norte-americano

Em abril passado, um missionário sexagenário com nacionalidade americana e norte-coreana, chamado Kim Dong-Chul, foi condenado a dez anos de trabalhos forçados por espionagem.

As autoridades, tanto em Washington como em Pyongyang, afirmaram que Dennis Rodman não teve qualquer papel na libertação do estudante.

Ele anunciou que sanções estão sendo estudadas contra países terceiros que comercializem com a Coreia do Norte.

Os Estados Unidos acusam o regime norte-coreano de usar as detenções enquanto instrumento de chantagem.

Pyongyang realizou dezenas de disparos de mísseis e dois testes nucleares desde o início de 2016 com o objetivo de desenvolver um míssil capas de atingir o território americano.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Jornalista Jorge Bastos Moreno morre aos 63 anos no Rio
Para o presidente do TSE, o jornalista fará falta não apenas como profissional, mas também como pessoa ímpar e especial. Em março deste ano, Jorge Bastos passou a comandar um programa na rádio CBN , o talk show Moreno no Rádio.

Donald Trump está a ser investigado por possível obstrução à justiça - imprensa
Trump nega qualquer conluio entre ele ou algum de seus assessores com a Rússia durante a campanha eleitoral. Num comentário colocado esta quinta-feira no Twitter, Donald Trump também já reagiu a esta notícia.

Depois da sala, banheiro da mansão de Ana Hickmann viraliza na web
Na oportunidade ele visitou a casa da apresentadora e descobriu que o banheiro na verdade são dois, um lado pertence ao Alexandre e o outro lado a Ana.

Cuidado com esse novo golpe no WhatsApp
A companhia lembra que o aparelho pode ficar vulnerável, inclusive, a outros tipos de crimes e até mesmo a prejuízo financeiro. No Facebook , o McDonald's respondeu alguns comentários dos clientes que estavam em dúvida sobre a suposta promoção.

Outras notícias