Costa anuncia encerramento de escolas — Pedrogão Grande

19 mortos confirmados em fogo de Pedrógão

Jorge Gomes, Secretário de Estado de Administração Interna, revelou que, entre os 23 feridos, quatro bombeiros e uma criança estão em estado grave e 18 foram levados para hospitais da região.

No ano 2012, centenas de incêndios registados provocaram seis mortos, quatro deles bombeiros.

As vítimas mortais estão a ser identificadas no local pelas forças de segurança, mas uma identificação final só será feita posteriormente, disse diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária, Pedro do Carmo.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Conseguimos determinar que trovoadas secas estejam na origem do incêndio. "Inclusivamente encontrámos a árvore que foi atingida por um raio", disse Almeida Rodrigues. Na ausência de água e na presença do vento, as chamas se espalham rapidamente.

O fogo que começou no último sábado, 17, ainda não foi controlado. As cidades de Santarém, Setúbal, Lisboa e Bragança estão sob aviso vermelho até as 21h pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indica situação meteorológica de risco extremo, segundo o jornal "Público". O governo português decretou três dias de luto nacional.

As operações mobilizaram esta manhã 687 operacionais, 224 viaturas e três máquinas de rasto. Muitas pessoas da região tiveram de deixar suas casas. Este sábado, um forte calor atingiu Portugal, com temperaturas que superaram os 40 graus em várias regiões. E, em agosto de 2013, quando se registaram mais de 7.000 incêndios, morreram nove pessoas - oito bombeiros e um civil - com 120 mil hectares de floresta ardida.

"Aumentou o número de mortos". Ontem, o primeiro-ministro António Costa chamou-lhe "a maior tragédia de vidas humanas que temos visto em Portugal nos últimos tempos".

De acordo com Jorge Gomes, a primeira prioridade é "socorrer as pessoas".

Entretanto, a agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está suspensa até terça-feira, devido à tragédia ocorrida na zona de Pedrogão Grande, informou hoje à agência Lusa fonte de Belém.

"Meus pensamentos estão com as vitimas em Portugal", afirmou em um tuíte o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Corpos de namorados mortos a tiros são enterrados em Aparecida de Goiânia
A corporação investiga o caso e busca imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a identificar e localizar os suspeitos. No boletim de ocorrência consta que o veículo estava suspenso por um macaco hidráulico, com o estepe e a chave de roda ao lado.

Chilena apresenta proposta pela Eldorado Brasil, da J&F, diz jornal
Ambas também estariam em busca de preços mais baixos para não afetar seus balanços e retorno aos acionistas, conforme o Valor . A fabricante de celulose Eldorado, que pertence ao grupo J&F, anunciou nesta terça-feira (16) um recorde mensal de produção.

Toureiro é morto em arena após golpe fatal no pulmão
Fandiño é o segundo toureiro espanhol a morrer no ringue somente no último ano. Ele foi atingido no pulmão pelo chifre do animal.

Real Madrid "absolutamente convencido" da inocência de Cristiano Ronaldo
O português está a ser acusado em Espanha de fuga ao Fisco, numa suposta dívida de mais de 14 milhões de euros. A manhã de sexta-feira (16 de junho) foi agitada para Cristiano Ronaldo e o Real Madrid .

Outras notícias