Costa anuncia encerramento de escolas — Pedrogão Grande

Costa anuncia encerramento de escolas — Pedrogão Grande

Jorge Gomes, Secretário de Estado de Administração Interna, revelou que, entre os 23 feridos, quatro bombeiros e uma criança estão em estado grave e 18 foram levados para hospitais da região.

No ano 2012, centenas de incêndios registados provocaram seis mortos, quatro deles bombeiros.

As vítimas mortais estão a ser identificadas no local pelas forças de segurança, mas uma identificação final só será feita posteriormente, disse diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária, Pedro do Carmo.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Conseguimos determinar que trovoadas secas estejam na origem do incêndio. "Inclusivamente encontrámos a árvore que foi atingida por um raio", disse Almeida Rodrigues. Na ausência de água e na presença do vento, as chamas se espalham rapidamente.

O fogo que começou no último sábado, 17, ainda não foi controlado. As cidades de Santarém, Setúbal, Lisboa e Bragança estão sob aviso vermelho até as 21h pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indica situação meteorológica de risco extremo, segundo o jornal "Público". O governo português decretou três dias de luto nacional.

As operações mobilizaram esta manhã 687 operacionais, 224 viaturas e três máquinas de rasto. Muitas pessoas da região tiveram de deixar suas casas. Este sábado, um forte calor atingiu Portugal, com temperaturas que superaram os 40 graus em várias regiões. E, em agosto de 2013, quando se registaram mais de 7.000 incêndios, morreram nove pessoas - oito bombeiros e um civil - com 120 mil hectares de floresta ardida.

"Aumentou o número de mortos". Ontem, o primeiro-ministro António Costa chamou-lhe "a maior tragédia de vidas humanas que temos visto em Portugal nos últimos tempos".

De acordo com Jorge Gomes, a primeira prioridade é "socorrer as pessoas".

Entretanto, a agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está suspensa até terça-feira, devido à tragédia ocorrida na zona de Pedrogão Grande, informou hoje à agência Lusa fonte de Belém.

"Meus pensamentos estão com as vitimas em Portugal", afirmou em um tuíte o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Chilena apresenta proposta pela Eldorado Brasil, da J&F, diz jornal
Ambas também estariam em busca de preços mais baixos para não afetar seus balanços e retorno aos acionistas, conforme o Valor . A fabricante de celulose Eldorado, que pertence ao grupo J&F, anunciou nesta terça-feira (16) um recorde mensal de produção.

Marta Suplicy recusou convite para o Ministério da Cultura
Outro dos parlamentares mencionados para o ministério, o deputado paraibano André Amaral, nada comentou ainda sobre o caso. Em entrevista à BandNews FM , ele disse que foi cortado 43% do orçamento, o que torna o ministério inviável.

Fogo ameaça habitações em Pedrógão Grande
Entre os seis bombeiros feridos, "cinco foram evacuados", disse ainda Jorge Gomes que se encontra no local. Um fogo em conclusão é um incêndio extinto com pequenos focos de combustão dentro do perímetro atingido.

Incêndio de prédio residencial em Londres mata 12 pessoas
Entretanto, a polícia de Londres actualizou para 30 o número de mortos do incêndio de quarta-feira no edifício Grenfell , na capital britânica.

Outras notícias