Costa não recua na nomeação do amigo Lacerda Machado para a TAP

Frasquilho é

A nomeação de novos corpos sociais para a TAP está a gerar desconforto nos partidos de esquerda que apoiam o Governo. Miguel Frasquilho vai ser o novo presidente do Conselho de Administração da TAP, confirmou no sábado o jornal Expresso, que avançou ainda o nome do advogado Diogo Lacerda Machado e da líder da Fundação Serralves, Ana Pinho, para vogais. Da parte do BE, Catarina Martins exigiu ao Governo que acabe com "velhos hábitos".

Passos Coelho recordou que Lacerda Machado, "inicialmente até, ao que se dizia, 'pro bono', estava a negociar em nome do Governo a reversão da operação" de privatização da TAP, de que resultou "um contrato com o Estado para regularizar essa situação", sendo agora nomeado como administrador da empresa em cujo processo negocial com o Estado esteve envolvido. Numa pergunta dirigida ao Governo, entregue ontem no Parlamento, o deputado Heitor de Sousa frisa que "nenhuma explicação foi fornecida pelo Governo para justificar estas escolhas".

O Bloco afirma que "não pode ser escamoteada a opacidade, a falta de transparência e ausência de critérios que, em regra, acompanham estas nomeações", argumentando que, frequentemente, "nomeados e ex-nomeados, transitam entre diversas empresas públicas e privadas, como se tais transacções fossem naturais e eternas".

No centro da polémica estão as nomeações dos novos elementos para integrar o Conselho de Administração da TAP.

"Estamos certos de que este novo conselho de administração terá as competências necessárias e estará à altura dos desafios que terá pela frente, dada a experiência empresarial e complementaridade dos seus membros", refere a Atlantic Gateway em comunicado, esclarecendo que será este consórcio que "continuará a nomear a gestão executiva da TAP, que é hoje uma empresa privatizada e privada", pretendendo "manter o ritmo de transformação da empresa que está em curso, única forma a garantir a sua sustentabilidade e crescimento".

No PCP, as nomeações também não caíram bem.

O que o leva a aceitar o convite para vogal da TAP é, para Lacerda Machado, "o mesmo sentido de serviço público".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cruzeiro supera Atlético-GO e volta a vencer
O camisa 8 atuava improvisado na zaga já que Caicedo estava com a Seleção equatoriana; Dedé Manoel estavam machucados. O Dragão vem de sua primeira vitória, jogando no Estádio Olímpico, diante da Ponte Preta por 3 a 0.

Atacante Sassá elogia Cruzeiro em apresentação: "Time grande"
Sassá desembarcou em Belo Horizonte na semana passada, realizou exames médicos e voltou ao Rio de Janeiro para cuidar da mudança. Ele rechaça qualquer tipo de problemas extracampo no Rio de Janeiro . "Não tenho magoa do Botafogo , lá tenho grandes amigos".

Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro anunciam noivado e comemoram na web
Os pombinhos, que já terminaram e voltaram pela terceira vez, anunciaram nas redes sociais que estão noivos em tom de comemoração. Ticiane Pinheiro deu uma notícia animadora aos fãs pelo Instagram, na noite deste domingo (11).

Por apoio, Temer reúne governadores para discutir alívio financeiro
Segundo Dias, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se comprometeu a agilizar a liberação de R$ 7 bilhões em garantias. O banco quer inserir nos novos contratos alguma garantia de que os Estados vão aprimorar a gestão dos gastos públicos.

Outras notícias