Costa quer expulsão de eurodeputado Manuel dos Santos por "preconceitos"

SAMUEL KUBANI  AFP  Getty Images

A polémica rebentou quando o eurodeputado chamou "cigana" a Luísa Salgueiro, deputada do PS. "Luísa Salgueiro, dita a cigana e não é só pelo aspeto, paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas", escreveu Manuel dos Santos no Twitter.

A forma como se dirigiu a uma representante eleita pelo povo, ainda para mais do mesmo partido, levou a que Manuel dos Santos fosse alvo de várias críticas e comentários menos abonatórios.

"Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado". Zorrinho remete esses tweets para a disputa autárquica dizendo que "a terra das eleições autárquicas não está na agenda do Parlamento Europeu". "A Federação Distrital do Porto do PS retira, por isso, a confiança política a Manuel dos Santos, tendo a expectativa que este se venha a retratar de um comportamento tão ignóbil".

A Lusa tentou contactar Luísa Salgueiro, que hoje inaugura a sua sede de candidatura à autarquia de Matosinhos, mas até ao momento não foi possível. "O PS é o partido da liberdade e da tolerância e sempre conviveu bem com a crítica e com as diferenças de opinião, mas não pode tolerar que o exercício da liberdade seja confundido com o insulto gratuito e com a negação dos valores socialistas". O eurodeputado Carlos Zorrinho e o porta-voz do partido, João Galamba, foram alguns dos que condenaram as palavras de Manuel dos Santos nos minutos seguintes na mesma rede social. No seguimento, Manuel dos Santos ressalvou: "Não me demovem nem me atemorizam".

O presidente do PS faz este pedido "considerando o flagrante caráter atentatório da dignidade que deve estar associada à condição de membro do PS, com as responsabilidades institucionais do filiado Manuel dos Santos". Também no Twitter, Tavares escreveu: "Lamento, mas não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas".

O SOS Racismo afirma ainda esperar que "o Parlamento Europeu e o partido que ele [Manuel dos Santos] representa condenem as declarações e, em consequência, lhe retirem a confiança politica".

Também do Porto chegaram as declarações da deputada Carla Miranda, também deputada municipal no Porto. Ao longo da minha vida nunca as aceitei.

António Costa defendeu que Manuel dos Santos deve ser expulso do partido.

Não foram no entanto os únicos.

O eurodeputado começou por escrever que "os deputados socialistas do Porto votaram a candidatura de Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento", o que considerou ser uma "verdadeira vergonha", destacando "Luísa Salgueiro, dita a cigana". O deputado socialista Porfírio Silva criticou as palavra de Manuel dos Santos. A governante considera que as declarações "são xenófobas e racistas, impróprias portanto de um regime democrático".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Tempo. Calor aumenta a partir desta sexta-feira
Beja tem uma previsão de 42 graus centígrados, Portalegre e Castelo Branco de 39, Vila Real e Bragança de 37 e Viseu 36. O Instituto prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior e subida da máxima.

Donnarumma rejeita prolongação de contrato com Milan
Donnarumma não vai renovar com o AC Milan e, rapidamente, vários cenários começaram a surgir na imprensa internacional. Desde então, ganhou espaço no clube e assumiu rapidamente a condição de titular absoluto, apesar da pouca idade.

Candidata a deputada é agredida em Paris
Nathalie Kosciusko-Morizet é candidata a deputada pelo partido conservador Les Républicains e, em 2014, perdeu a eleição para a prefeitura de Paris.

Battaglia é leão com cláusula de 60 milhões — Oficial
Os leões fixaram a cláusula de rescisão do atleta nos 60 milhões de euros sendo uma forte aposta de Jorge Jesus. O brasileiro vai a título de empréstimo, enquanto que o português passa a pertencer aos quadros arsenalistas.

Outras notícias