Crianças morrem após tomarem vacina estragada — Sudão do Sul

Sudão do Sul

Quinze crianças morreram no Sudão do Sul depois de terem tomado vacinas contra o sarampo que não estavam em condições de serem administradas, anunciou hoje o Ministério da Saúde daquele país.

A Organização Mundial de Saúde está a dar formação a funcionários da saúde e fornece as vacinas ao Governo. Há ainda informações que levam a crer que os fármacos haviam sido armazenados em más condições.

As Nações Unidas disseram que as crianças morreram com uma "grave septicemia (infeção do sangue)" devido à "toxicidade" da vacina. No total, 300 pessoas foram vacinadas durante esta campanha. "Utilizar crianças de 12 e 13 anos é inaceitável, vamos descobrir como aconteceu, mas não tem nada a ver com uma possível falta de equipe", assegurou.

A OMS não foi tão longe, classificando a equipa de vacinação como "não estando qualificada nem treinada".

"Neste ano, 70 crianças morreram por causa do sarampo em diferentes partes do país", advertiu o ministro.

O Sudão do Sul, onde o risco do sarampo é "extremamente elevado", é um dos países mais pobres do mundo e vive em guerra civil há três anos.

A fome, consequência direta do conflito, afeta mais de 100.000 pessoas em certas zonas do país e ameaça um milhão.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cristiano Ronaldo afirma que rivalidade com Messi é invenção da imprensa
O jogador do Real Madrid disse não ser amigo do camisa 10 do Barcelona, mas ressaltou que o admira bastante. Por fim, Cristiano surpreendeu ao dizer que assiste aos jogos do argentino.

Jogo ganha um anúncio gigante para a E3 2017 — God Of War
Além disso, apesar do game ser sangrento e cheio de combates enérgicos, será capaz de "derreter o mais duro dos corações". O IGN Brasil terá a cobertura completa e ao vivo da maior feira de games do mundo.

Online pago da Nintendo Switch ganha preço e data de lançamento
A Nintendo anunciou que o serviço online pago do Nintendo Switch sofreu um adiamento e entrará em vigor somente em 2018. Quando for lançado, os jogadores terão acesso a função de salas online e chat de voz .

Bahia oficializa contratação do meia Gustavo Ferrareis, ex-Internacional
O Bahia entra em campo pelo Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova, diante do Atlético Goianiense. Ele já participou do treino da quinta-feira, sob o comando do auxiliar Preto Casagrande, e fica à disposição do técnico Jorginho.

Outras notícias