Crise de Temer aumenta popularidade do PT

A popularidade do PT- Ilustração Mailson Ramos

A sigla é a favorita de 18% da população.

Os últimos levantamentos do instituto refletiam a queda da popularidade do Partido dos Trabalhadores diante das investigações da Operação Lava Jato e do processo de impeachment contra Dilma.

A pesquisa aponta em segundo lugar o PSDB e o PMDB, com 5% cada.

Na série histórica, o PT foi isoladamente o partido preferido dos brasileiros entre 2000 e junho de 2015, quando sua popularidade chegou a 11%, empatando tecnicamente com o PSDB, que tinha 9% de preferência do eleitorado.

A partir daquele momento a popularidade foi decaindo até chegar em empate técnico com o PSDB, em junho de 2015, chegando a 15% na preferência, até voltar a subir em maio deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. PSOL, Partido Verde e PDT alcançaram 1% cada.

A pesquisa mostra ainda que 59% dos entrevistados não têm preferência por partidos.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o auge de popularidade do PT ocorreu pouco antes das jornadas de junho de 2013, durante o primeiro mandato de Dilma.

Os brasileiros que classificam o governo Michel Temer como ruim ou péssimo já representam 69% da população, enquanto outros 23% o consideram regular (outros 2% não souberam responder).

A atual marca do presidente, influenciada pelas denúncias surgidas a partir da delação de Joesley Batista, já é pior que a registrada pela sua antecessora no cargo, Dilma Rousseff (PT), às vésperas de sofrer o impeachment.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

60 edifícios inspecionados têm revestimento inflamável — Grã-Bretanha
As autoridades suspeitam que possa ter ocorrido um homicídio culposo, quando não há intenção de matar, em vez de um acidente. O modelo FF175BP está agora a ser alvo de novos testes por parte do fabricante.

Palocci é condenado a 12 anos de prisão por corrupção
Palocci também foi citado nas delações premiadas de executivos da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura . Inicialmente, o juiz condena Marcelo Odebrecht , herdeiro da empreiteira, a 12 anos, dois meses e 20 dias de reclusão.

Pedrógão. Militares da GNR denunciam falta de meios
Um dos exemplos dados por Nogueira é o do posto da GNR de Pedrógão Grande , que tem 15 militares, quando deveria ter o "dobro". Por isso, César Nogueira lamenta que tantos guardas façam trabalho burocrático e não no terreno.

Seis pessoas atropeladas em Newcastle
Segundo a BBC , uma das pessoas atropeladas terá sido uma criança, que se encontra em estado grave. Uma mulher de 42 anos foi detida pelas autoridades e estará a ser interrogada.

Outras notícias