Deslize terá desvendado identidade de Banksy e reforçado teoria

Reprodução da internet

As declarações aparentemente acidentais de Goldie vêm dar força à teoria do jornalista Craig Williams, que, no ano passado, investigou durante cinco meses o caso e concluiu que Robert Del Naja, dos Massive Attack, estava efectivamente por trás de Banksy, dada a coincidência geográfica e cronológica entre as digressões de um e a aparição de novos graffiti do outro - ainda que o próprio Del Naja tenha já desmentido a teoria afirmando, em concertos dos Massive Attack, que "todos somos Banksy".

O mistério sobre a identidade de Banksy acompanha o sucesso das suas obras espalhadas pelas principais capitais europeias e parece ter, finalmente, chegado ao fim. Segundo o jornal O Globo, a revelação aconteceu durante uma entrevista do DJ Goldie a Scroobius Pip (artista e apresentador de um podcast).

Um momento de descuido em uma entrevista renovou especulações de um dos grandes mistérios da arte contemporânea - poderia o evasivo ativista e artista de rua Banksy seja Robert Del Naja da banda Massive Attack?

"Me dê uma letra em formato de bolha, coloque em uma camiseta, escreva Banksy nela, e estamos feitos".

Foi o que acrescentou depois que provocou reações de espanto: "não quero desrespeitar o Rob, acho que ele é um artista brilhante, que virou o mundo da arte do avesso".

Del Naja, também conhecido como 3D, e Goldie são amigos de longa data e na década de 1980 costumavam a fazer grafites juntos. "É só uma questão de logística e coincidência", relatou Del Naja à época, comentando o trabalho de Williams. Além disso, segundo a pesquisa de Williamns, murais de Banksy apareceram em locais onde a banda "Massice Attack" se apresentava.

Mas Robert desmentiu, alegando que a "história" do jornalista "era boa, mas não era verdadeira". Isso ocorreu em Melbourne, em 2003, e em San Francisco em 2010.

Exit through the gift shop Foto: Reprodução'Exit through the gift shop'Del Naja é personagem do documentário "Exit through the gift shop" falando sobre sua amizade com Banksy desde seus primeiros dias na rua.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Indicação de Temer renderia R$ 50 mi a Yunes, diz Joesley
Interrogado pela Polícia Federal, Joesley afirmou que o dinheiro seria para o grupo de Temer. A análise identificou mais de 180 interrupções "naturais" no áudio, de acordo com o jornal.

De saída do São Paulo, Maicon não enfrenta Atlético; Rodrigo Caio viaja
Nesta quinta-feira, Maicon foi ao Rio de Janeiro para se reunir com seu empresário, Carlos Leite ( veja na foto ). Na legenda, Maicon escreveu em inglês que está "acertando os últimos detalhes".

Constituinte é ameaça à democracia na Venezuela — Vaticano
A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, comemorou o que qualificou como um dia de "vitória" na OEA. O encontro aconteceu à margem da Assembleia Geral da organização, em Cancún, no México.

Cinco pessoas morrem electrocutadas em parque aquático
O incidente aconteceu na cidade de Akyazi, na província de Sakarya, a 100 km a leste da capital do país, Istambul. As notícias dão conta de que os cinco foram levados para o hospital de emergência, mas não se salvaram.

Outras notícias