Deslize terá desvendado identidade de Banksy e reforçado teoria

Deslize terá desvendado identidade de Banksy e reforçado teoria

As declarações aparentemente acidentais de Goldie vêm dar força à teoria do jornalista Craig Williams, que, no ano passado, investigou durante cinco meses o caso e concluiu que Robert Del Naja, dos Massive Attack, estava efectivamente por trás de Banksy, dada a coincidência geográfica e cronológica entre as digressões de um e a aparição de novos graffiti do outro - ainda que o próprio Del Naja tenha já desmentido a teoria afirmando, em concertos dos Massive Attack, que "todos somos Banksy".

O mistério sobre a identidade de Banksy acompanha o sucesso das suas obras espalhadas pelas principais capitais europeias e parece ter, finalmente, chegado ao fim. Segundo o jornal O Globo, a revelação aconteceu durante uma entrevista do DJ Goldie a Scroobius Pip (artista e apresentador de um podcast).

Um momento de descuido em uma entrevista renovou especulações de um dos grandes mistérios da arte contemporânea - poderia o evasivo ativista e artista de rua Banksy seja Robert Del Naja da banda Massive Attack?

"Me dê uma letra em formato de bolha, coloque em uma camiseta, escreva Banksy nela, e estamos feitos".

Foi o que acrescentou depois que provocou reações de espanto: "não quero desrespeitar o Rob, acho que ele é um artista brilhante, que virou o mundo da arte do avesso".

Del Naja, também conhecido como 3D, e Goldie são amigos de longa data e na década de 1980 costumavam a fazer grafites juntos. "É só uma questão de logística e coincidência", relatou Del Naja à época, comentando o trabalho de Williams. Além disso, segundo a pesquisa de Williamns, murais de Banksy apareceram em locais onde a banda "Massice Attack" se apresentava.

Mas Robert desmentiu, alegando que a "história" do jornalista "era boa, mas não era verdadeira". Isso ocorreu em Melbourne, em 2003, e em San Francisco em 2010.

Exit through the gift shop Foto: Reprodução'Exit through the gift shop'Del Naja é personagem do documentário "Exit through the gift shop" falando sobre sua amizade com Banksy desde seus primeiros dias na rua.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Polícia Legislativa investiga envio de envelope com cocô a Rodrigo Maia
Os policiais apuram de qual agência dos Correios o envelope foi despachado, para saber se é possível identificar o remetente. Apesar de ser o destinatário, Maia não chegou a ver o envelope, que foi aberto por uma funcionária do gabinete.

Fenprof garante que greve não afetou exames
Foram muitas as escolas básicas e jardins-de-infância que hoje não abriram portas e foram centenas os conselhos de turma adiados, devido à greve.

Confira a audiência da grande final do Power Couple Brasil
Entretanto, o ápice da noite aconteceu com a discussão entre Rafael Ilha e Diego Cristo (forçada por Roberto Justus ). Após o resultado e a divulgação dos finalistas, vai começar a votação.

Oi propõe plano para pagar credores com até R$ 50 mil
A etapa posterior será comparecer ao centro de atendimento agendado na plataforma, acompanhado do advogado, se houver. O excedente do crédito também será pago na forma do Plano de Recuperação apresentado a 29 de Maio.

Outras notícias