Deslize terá desvendado identidade de Banksy e reforçado teoria

A mais recente obra de Bansky foi este mural em Dover Inglaterra onde se vê a destruição de uma das estrelas da UE numa alusão ao Brexit

As declarações aparentemente acidentais de Goldie vêm dar força à teoria do jornalista Craig Williams, que, no ano passado, investigou durante cinco meses o caso e concluiu que Robert Del Naja, dos Massive Attack, estava efectivamente por trás de Banksy, dada a coincidência geográfica e cronológica entre as digressões de um e a aparição de novos graffiti do outro - ainda que o próprio Del Naja tenha já desmentido a teoria afirmando, em concertos dos Massive Attack, que "todos somos Banksy".

O mistério sobre a identidade de Banksy acompanha o sucesso das suas obras espalhadas pelas principais capitais europeias e parece ter, finalmente, chegado ao fim. Segundo o jornal O Globo, a revelação aconteceu durante uma entrevista do DJ Goldie a Scroobius Pip (artista e apresentador de um podcast).

Um momento de descuido em uma entrevista renovou especulações de um dos grandes mistérios da arte contemporânea - poderia o evasivo ativista e artista de rua Banksy seja Robert Del Naja da banda Massive Attack?

"Me dê uma letra em formato de bolha, coloque em uma camiseta, escreva Banksy nela, e estamos feitos".

Foi o que acrescentou depois que provocou reações de espanto: "não quero desrespeitar o Rob, acho que ele é um artista brilhante, que virou o mundo da arte do avesso".

Del Naja, também conhecido como 3D, e Goldie são amigos de longa data e na década de 1980 costumavam a fazer grafites juntos. "É só uma questão de logística e coincidência", relatou Del Naja à época, comentando o trabalho de Williams. Além disso, segundo a pesquisa de Williamns, murais de Banksy apareceram em locais onde a banda "Massice Attack" se apresentava.

Mas Robert desmentiu, alegando que a "história" do jornalista "era boa, mas não era verdadeira". Isso ocorreu em Melbourne, em 2003, e em San Francisco em 2010.

Exit through the gift shop Foto: Reprodução'Exit through the gift shop'Del Naja é personagem do documentário "Exit through the gift shop" falando sobre sua amizade com Banksy desde seus primeiros dias na rua.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

YouTube atinge 1,5 bilhão de acessos por mês
Além disso, os usuários passam, em média, mais de uma hora por dia assistindo vídeos somente em seus dispositivos móveis. Por lá, será possível enviar conteúdos de maneira direta a partir do aplicativo.

Indicação de Temer renderia R$ 50 mi a Yunes, diz Joesley
Interrogado pela Polícia Federal, Joesley afirmou que o dinheiro seria para o grupo de Temer. A análise identificou mais de 180 interrupções "naturais" no áudio, de acordo com o jornal.

Neymar e Bruna Marquezine novamente separados. "Espero que ela seja muito feliz"
Em abril de 2014, os dois voltaram a se seguir nas redes sociais, reacendendo o relacionamento, que chegou ao fim pouco depois. Durante leilão beneficente do Instituto Neymar Jr, o jogador chamou atenção com a ausência do seu anel de compromisso.

De saída do São Paulo, Maicon não enfrenta Atlético; Rodrigo Caio viaja
Nesta quinta-feira, Maicon foi ao Rio de Janeiro para se reunir com seu empresário, Carlos Leite ( veja na foto ). Na legenda, Maicon escreveu em inglês que está "acertando os últimos detalhes".

Outras notícias