Fenprof garante que greve não afetou exames

Fenprof garante que greve não afetou exames

Foram muitas as escolas básicas e jardins-de-infância que hoje não abriram portas e foram centenas os conselhos de turma adiados, devido à greve.

No estabelecimento de ensino, um dos de maior dimensão na ilha de São Miguel, reinava a normalidade, com os alunos e professores a cumprirem a sua rotina diária num dia marcado pela realização de exames e também pela greve convocada pelos sindicatos de professores, embora fossem acautelados os serviços mínimos.

A greve avançou por causa da falta de compromisso do Ministério da Educação em relação ao descongelamento das carreiras dos professores, algo que cria "um sentimento de injustiça na escola pública", alertou Joana Mortágua.

O Ministério da Educação assegura estarem reunidas as condições para que os exames nacionais e as provas de aferição se realizem dentro da "necessária normalidade" com a fixação dos serviços mínimos.

Apesar de ainda não ter os números de adesão à greve, o secretário-geral da FNE afirmou que "está a corresponder" às expectativas dos sindicatos. "Neste caso não é pelo Ministério da Educação, mas pelas direções das escolas", disse Mário Nogueira aos jornalistas ao fazer um primeiro balanço da greve, em Lisboa. Os serviços mínimos estão fixados para assegurar a realização das provas. A Federação Nacional de Educação e Fenprof anunciaram a paralisação depois de não terem conseguido obter do Governo garantias quanto às suas reivindicações.

Para o coordenador do Sindicato dos Professores da Madeira, a partir do momento em que foram decretados serviços mínimos "era impossível não se realizarem exames e por isso os professores responsavelmente acataram a decisão", apesar de em causa estar os salários dos docentes, que "estão como estavam a 31 de Dezembro de 2010", a questão da aposentação, "tendo em conta que esta é uma profissão de desgaste", dos horários e o direito à vinculação porque "há pessoas com mais de 20 anos de serviço que ainda estão como contratados".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Constituinte é ameaça à democracia na Venezuela — Vaticano
A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, comemorou o que qualificou como um dia de "vitória" na OEA. O encontro aconteceu à margem da Assembleia Geral da organização, em Cancún, no México.

Cinco pessoas morrem electrocutadas em parque aquático
O incidente aconteceu na cidade de Akyazi, na província de Sakarya, a 100 km a leste da capital do país, Istambul. As notícias dão conta de que os cinco foram levados para o hospital de emergência, mas não se salvaram.

Lisboa já tem bicicletas para partilhar
Durante este período experimental, cerca de um mês, a rede de bicicletas partilhadas vai disponibilizar 100 bicicletas, em 10 estações, no Parque das Nações.

Sega lança coleção de games clássicos gratuitamente para celular
O seis jogos já disponívies são Sonic The Hedgehog , Comix Zone , Phantasy Star II , Altered Beast , Sonic CD e Kid Chameleon . Os jogos poderão ser jogados, em breve, offline, com save na nuvem, suporte para controles e leaderboards .

Outras notícias