Google intensifica esforços para bloquear extremismo on-line

Google intensifica esforços para bloquear extremismo on-line

Ao clicarem no conteúdo, as pessoas serão redireccionados para páginas e vídeos com mensagens contra o terrorismo e o discurso de ódio.

Mais do que eliminar conteúdo extremista, o Google quer chegar a quem acede a esse conteúdo: a empresa vai utilizar tácticas de publicidade online para criar anúncios destinados a potenciais recrutas do Estado Islâmico.

"Isso permite que nos beneficiemos do conhecimento de organizações especializadas que trabalham em questões como discurso de ódio, autoflagelo e terrorismo", escreveu Walker.

Mas, ao mesmo tempo, a empresa investirá em denunciadores independente do YouTube. Os humanos também se juntam às máquinas, com a Google a anunciar o aumento do número de especialistas de outras organizações a participar na monitorização de conteúdo problemático no YouTube.

A primeira será uma maior aplicação de sistemas automatizados e algoritmos que ajudem a identificar conteúdo terrorista nos vídeos carregados na plataforma. "Isso pode ser desafiador: um vídeo de um ataque terrorista pode ser um noticiário, se transmitido pela BBC, ou glorificação da violência, se enviado em um contexto diferente por um usuário diferente", ressaltou Kent Walker, conselheiro-geral da Google.

Atitude mais rígida relativa aos vídeos que violam as suas políticas, que serão previamente alvo de avisos intersticial, não serão monetizados nem recomendados ou elegíveis para comentários e partilhas de utilizadores. O objectivo é que seja mais difícil encontrá-los.

"Nós pensamos que isso atinge o equilíbrio certo entre liberdade de expressão e acesso à informação sem promover pontos de vista extremamente ofensivos", disse um porta-voz.

O responsável da Google indicou, ainda, que vão colaborar com o Facebook, Twitter e a Microsoft, entre outros players da indústria, para estabelecer um fórum internacional e desenvolver tecnologia que ajude as empresas mais pequenas e, assim, acelere os esforços para combater o terrorismo online.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Filho de Madonna mostra talento e deve ficar de vez no Benfica
Em suas redes sociais, Madonna publicou fotos no Estádio da Luz, que pertence ao Benfica, e até vestindo camisa do clube.

Green Day anuncia quatro shows no Brasil em novembro
Em São Paulo , na Arena Anhembi , em Curitiba , na Pedreira Paulo Leminski e, em Porto Alegre , no estádio Beira-Rio. A Revolution Radio Tour iniciou em 1º de março de 2017 em Phoenix, Arizona, e vem rodando o mundo desde então.

Acidente de ônibus mata várias pessoas em Minas Gerais
Feridos foram encaminhados à hospitais na região por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O acidente foi na madrugada desta segunda-feira, perto de Salinas , no Norte de Minas.

FIFA estuda as seis mudanças que podem revolucionar o futebol
Assim, o jogo terminaria na primeira interrupção de jogo após a hora estipulada para o encontro. No desempate por penáltis , o IFAB diz que já se pode começar a testar uma ordem diferente.

Outras notícias