Hermínio Loureiro detido por suspeitas de corrupção. Seis milhões de euros apreendidos

Gala do Benfica Hermínio Loureiro

Os detidos são, além de Hermínio Loureiro, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, um funcionário camarário e empresários locais.

"É muitas vezes mais importante saber sair da cena política, do que a ela se apresentar", disse então Loureiro. Mas o argumento, pelos vistos falacioso, deixou políticos, jornalistas e juristas com a pulga atrás da orelha. Até hoje - o dia da sua detenção para interrogatório, ao abrigo da operação judicial 'juste Secreto' e posterior detenção para ser, amanhã, dia 20, presente a um juiz de instrução. No total, sete pessoas foram detidas por suspeitas de corrupção ativa, no âmbito da operação "Ajuste Secreto", dirigida pelo Ministério Público de Santa Maria da Feira.

Em declarações à Lusa, fonte da Polícia Judiciária avançou ainda que entre os sete detidos, no âmbito da operação, estão empresários relacionados com o "setor da construção civil" e que entre os cinco clubes de futebol alvo de buscas policiais estão o União Desportiva Oliveirense, Atlético Clube de Cucujães e Futebol Clube Macieirense.

A Diretoria do Norte da PJ anunciou em comunicado, emitido ao final da manhã, que tinha realizado buscas judiciais em cinco autarquias, entre as quais constavam Oliveira de Azeméis, Matosinhos, Gondomar, Estarreja e Albergaria-a-Velha.

No comunicado, não são identificados os detidos, mas as televisões estão a difundir que Hermínio Loureiro é um deles, e a RTP acrescenta o nome de Isidro Figueiredo. Os sete suspeitos vão pernoitar nas instalações da PJ de Aveiro. Uma delas é a de Oliveira de Azeméis.

Eleito pela primeira como presidente da câmara em 2009, quando conseguiu 45% dos votos para o PSD, Hermínio Monteiro chegou a acumular o autarquia com a presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, cargo que ocupou entre agosto 2006 e junho de 2010.

Estão em causa obras "manipulando as regras de contratação pública", aponta o diário, frisando que foram realizadas 31 buscas, "incluindo cinco camarárias e cinco em clubes locais de futebol, na qual participaram magistrados do Ministério Público e cerca de noventa elementos da Polícia Judiciária".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Ana Maria Braga leva bronca ao vivo durante programa 'Mais você'
Foi quando Ana Maria disse que estava procurando por Cícero e recebeu uma resposta surpreendente. A produção decidiu ligar para Cícero e a surpresa: o número estava errado.

Óleo de coco é "tão pouco saudável como banha ou manteiga"
A associação continua recomendando que a população substitua gorduras saturadas por óleos mono ou poli-insaturadas. O óleo de coco é apontado por muitos como uma opção saudável de gordura, mas isso é apenas um mito.

Mercado financeiro reduz projeção para inflação e PIB
Já a inflação suavizada para os próximos 12 meses foi de 4,49% para 4,48% de uma semana para outra - há um mês, estava em 4,65%. O mercado alterou projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2017, de 3,71% para 3,64%.

Cuca modifica time titular pela 9ª vez, e Palmeiras vence 1ª fora
Aos cinco minutos, Keno recebeu novamente de Guerra e acertou o ângulo de Jean com um lindo chute da entrada da área: 2 a 1. Willian ficou com a sobra na grande área, cruzou e a bola desviou em Matheus Reis.

Outras notícias