IBGE aponta que atividade econômica cresceu no Brasil

A alta mostra uma retomada da atividade econômica no segundo trimestre

A alta mostra uma retomada da atividade econômica no segundo trimestre já que em março o índice dessazonalizado havia apresentado queda de 0,44% em relação a fevereiro.

O Índice de Atividade Econômica medido pelo Banco Central (IBC-Br), que funciona como uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma alta de 0,28% em abril diante do mês de março. O indicador foi realizado de forma dessazonalizada, isto é, levando em consideração as diferenças para o período.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de crescimento de 0,30 por cento em abril, na mediana das projeções dos analistas consultados. Já na comparação do trimestre até abril deste ano com o trimestre até abril do ano passado, o índice caiu 0,64% pela série observada. Na comparação entre abril deste ano e o mesmo mês do ano passado, o recuo foi de 1,75%.

O IBC-Br avalia a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. No acumulado em 12 meses até abril, o IBC-Br dessazonalizado registrou contração de 2,66%. Sem o ajuste sazonal, a queda é de 2,75%. A série observada encerrou com o IBC-Br em 132,87 pontos em abril, ante 141,05 pontos de março e 135,23 pontos de abril do ano passado. Os resultados são comemorados pelo ministro da Fazenda Henrique Meirelles e equipe econômica.

Os dados do Índice de Atividade do Banco Central, atualizados na manhã de hoje, indicam que a economia brasileira está em processo de estabilização.

Embora seja anunciado como "PIB do BC", o IBC-Br tem metodologia distinta das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Costa quer expulsão de eurodeputado Manuel dos Santos por "preconceitos"
A governante considera que as declarações "são xenófobas e racistas, impróprias portanto de um regime democrático". Também do Porto chegaram as declarações da deputada Carla Miranda, também deputada municipal no Porto.

Sobe para 17 número de mortos em Londres; May cobra investigação
Eddie, 55 anos, morador do 16º andar, disse que abandonou seu apartamento com uma toalha no rosto para tentar evitar a fumaça. A torre estava praticamente destruída na manhã desta quarta-feira e os bombeiros temem que ela desabe.

Adele presta solidariedade às vítimas de incêndio em Londres
O custo da obra, concluída em maio de 2016, foi de 8,7 milhões de libras (9,9 milhões de euros). Paul Munakr, que vive no 7º andar, conseguiu escapar.

Donnarumma rejeita prolongação de contrato com Milan
Donnarumma não vai renovar com o AC Milan e, rapidamente, vários cenários começaram a surgir na imprensa internacional. Desde então, ganhou espaço no clube e assumiu rapidamente a condição de titular absoluto, apesar da pouca idade.

Outras notícias