Irã lançou mísseis contra bases terroristas na Síria

Exercícios de sistemas de mísseis Fateh Irã 2012

Estes foram os primeiros lançamentos de mísseis iranianos contra um território estrangeiro em 30 anos.

Este ataque, o primeiro realizado do Irã, é a resposta ao duplo atentado reivindicado pelo EI em Teerã no dia 7 contra o Parlamento e o mausoléu do ímã Khomeini, que causou 17 mortos e dezena de feridos.

"Nesta operação, mísseis de médio alcance foram disparados das províncias de Kermanshah e do Curdistão".

Segundo os Guardiães da Revolução, "um grande número de terroristas" foram abatidos no bombardeio, que destruiu também armamento, munição e equipamentos do EI.

O ataque visava "a base de comando e de reunião (.) dos terroristas em Deir Ezzor no leste da Síria", acrescentam os Guardiães da Revolução.

"Os mísseis atravessaram o céu iraquiano e atingiram seus alvos na Síria", disse o general Amir Ali Hadjizadeh, comandante da força aeroespacial da Guarda Revolucionária.

A televisão iraniana mostrou imagens que identificou como sendo as dos disparos dos mísseis.

No seu texto, o exército de elite iraniano emitiu um aviso aos "terroristas e seus protetores na região e fora da região". "Em caso de repetição de seus atentados no Irã, o fogo da nossa vingança justa reduzirá os terroristas às cinzas", informou a Guarda Revolucionária da Irã em um comunicado.

O ataque iraniano na Síria, na noite de domingo, deve desencadear um toque de alarme não só em Israel, mas também nos estados árabes do Golfo e até mesmo nos Estados Unidos.

O Senado americano votou na quinta-feira a favor de uma nova lei para adotar sanções contra o Irã, acusado de "apoiar atos terroristas internacionais" e por seu programa balístico.

O porta-voz também rejeitou as acusações "injustificáveis" sobre as forças militares iranianas e seu programa de mísseis que afirmou serem "totalmente legítimos", pois não violam a resolução 2.231 do Conselho de Segurança da ONU.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Foo Fighters mostra inédita e apresenta novas músicas na Islândia
A banda norte-americana Foo Fighters fez um show memorável no último final de semana em um festival realizado na Islândia. Aí eu perguntei se ela queria tocar para 20 mil pessoas na Islândia e ela também disse sim", contou.

Ana Maria Braga faz ligação errada e leva bronca ao vivo
Ana Maria respondeu em seguida, afirmando que gostaria de falar com " Cícero ". Enquanto tudo acontecia, Ana seguia fazendo sua receita ao vivo .

PF pede ao Supremo mais prazo para concluir investigação sobre Michel Temer
Ao todo, os peritos analisam quatro áudios, um deles de uma conversa do empresário com Temer, no Palácio do Jaburu , em 7 de março.

Acidente de ônibus mata várias pessoas em Minas Gerais
Feridos foram encaminhados à hospitais na região por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O acidente foi na madrugada desta segunda-feira, perto de Salinas , no Norte de Minas.

Outras notícias