José Eduardo Agualusa vence prémio literário de Dublin

O escritor angolano José Eduardo Agualusa ganhou o prémio literário internacional de Dublin.                  DR

A tradução inglesa do romance 'Teoria Geral do Esquecimento' concedeu ao escritor angolano José Eduardo Agualusa o prêmio literário internacional de Dublin deste ano. O valor monetário, de 100.000 euros, será repartido pelos dois. Agualusa vai receber 75 mil euros e Hahn 25 mil, avança o Irish Times.

O International Dublin Literary Award é um dos mais importantes prémios literários do Reino Unido e foi criado para chamar a atenção para a literatura estrangeira.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 21, pelas Bibliotecas Públicas de Dublin, que organizam o prémio ao qual concorreu também o moçambicano Mia Couto, com a obra "A Confissão da Leoa".

Agualusa diz-se muito satisfeito com a galardoação, especialmente porque partiu de bibliotecários de todo o mundo. 'Teoria Geral do Esquecimento', de José Eduardo Agualusa, que já havia sido finalista do Man Booker International em 2016, recebeu indicações de quatro bibliotecas, segundo a Lusa: Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, em Brasília, no Brasil, a croata Gradska Knjiznica Rijeka, a Biblioteca Municipal de Oeiras e a Biblioteca Pública Municipal do Porto, em Portugal.

Um relato sobre o medo do outro, que põe em evidencia preconceitos, racismo, xenofobia e que é, no fundo, o retrato de uma Angola destruída, abandonada e que parece querer sabotar-se.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Fernando Santos: "Prefiro não jogar bonito e ser campeão da Europa"
Depois da competição, os responsáveis vão ponderar sobre isto. "Por certo haverá haverá alguma coisa a alterar, mas isso o futuro dirá".

Verão começa esta quarta-feira com temperaturas a descer até 10 graus
A justificação para este (desejado) arrefecimento, vem da brisa marítima que irá substituir a massa de ar quente que se tem feito sentir nos últimos dias.

Presidente da Uber renuncia ao comando da empresa
A Uber teve que abandonar o mercado chinês em 2016, mas ainda assim é avaliada em 70 bilhões de dólares. O co-fundador da Uber irá, no entanto, manter-se no conselho de administração.

Pai diz que Téo Gutiérrez "já não é do Sporting"
Nesta altura, tenho de dizer-lhes que há um acordo entre o clube português e o Junior de Barranquilla para la compra de Teófilo Gutiérrez", começou por dizer.

Outras notícias