José Eduardo Agualusa vence prémio literário de Dublin

Agualusa agradece prémio com elogio à leitura como arma contra o ódio

A tradução inglesa do romance 'Teoria Geral do Esquecimento' concedeu ao escritor angolano José Eduardo Agualusa o prêmio literário internacional de Dublin deste ano. O valor monetário, de 100.000 euros, será repartido pelos dois. Agualusa vai receber 75 mil euros e Hahn 25 mil, avança o Irish Times.

O International Dublin Literary Award é um dos mais importantes prémios literários do Reino Unido e foi criado para chamar a atenção para a literatura estrangeira.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 21, pelas Bibliotecas Públicas de Dublin, que organizam o prémio ao qual concorreu também o moçambicano Mia Couto, com a obra "A Confissão da Leoa".

Agualusa diz-se muito satisfeito com a galardoação, especialmente porque partiu de bibliotecários de todo o mundo. 'Teoria Geral do Esquecimento', de José Eduardo Agualusa, que já havia sido finalista do Man Booker International em 2016, recebeu indicações de quatro bibliotecas, segundo a Lusa: Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, em Brasília, no Brasil, a croata Gradska Knjiznica Rijeka, a Biblioteca Municipal de Oeiras e a Biblioteca Pública Municipal do Porto, em Portugal.

Um relato sobre o medo do outro, que põe em evidencia preconceitos, racismo, xenofobia e que é, no fundo, o retrato de uma Angola destruída, abandonada e que parece querer sabotar-se.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Novo trailer mostra a guerra e um inverno sangrento — Game of Thrones
Com estreia em 16 de julho , a sétima temporada ganhou um teaser misterioso nesta quarta-feira (21). A nova temporada terá apenas sete capítulos (geralmente são dez).

Google faz homenagem a Machado de Assis no doodle do dia
Machado de Assis é homenageado pelo Google em seu Doodle nesta quarta-feira, 21, pois hoje é 178º aniversário de seu nascimento. Machado enfrentou os muitos desafios de ser de raça mista no século 19, incluindo acesso limitado à educação formal.

México vence Nova Zelândia e iguala Portugal no topo do grupo A
Antes, a Rússia perdera para Portugal por 1 a 0, com gol de Cristiano Ronaldo, aos oito minutos de jogo. Com a vitória, os mexicanos alcançam a primeira posição no grupo tendo a vantagem nos gols marcados.

Jaguar aguça-nos o apetite para o novíssimo E-Pace!
A linhagem que começou com o belo F-Pace, vai ganhar um novo membro: o E-Pace. Será na segunda semana de julho que vai ser apresentado o novo Jaguar E-Pace.

Outras notícias