José Manuel Fernandes defende Agência Europeia do Medicamento em Braga

Porto insiste em candidatura à Agência do Medicamento

Os eurodeputados do PSD Paulo Rangel e José Manuel Fernandes criticaram a proposta do Governo de ser instalada em Lisboa a Agência Europeia do Medicamento (EMA) e lançaram uma petição pública sugerindo Porto ou Braga.

Numa carta dirigida ao presidente da Câmara do Porto na última quinta-feira, divulgada esta terça-feira, António Costa diz ser "o primeiro a lamentar não ter sido possível candidatar o Porto porque muito gostaria de também, por esta via, contribuir para reforçar a crescente internacionalização da cidade".

Costa cita na carta "a conveniência da proximidade do Infarmed, agência nacional do medicamento" e o facto de "ser fator de preferência a existência de Escola Europeia, que só Lisboa poderá vir a ter, beneficiando da sinergia da preexistência de outras agências europeias".

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Porto Autêntico defendeu que os argumentos apresentados pelo primeiro-ministro para candidatar Lisboa a acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA) "não são válidas".

"Eu julgo até que se devia decidir que Lisboa não era a melhor opção e depois olhar para as outras cidades do país que estão em condições do fazer, seguindo exemplos de outros países que não concentraram as agências europeias nas capitais, pelo contrário, diversificaram e com isso incentivaram a uma melhor distribuição no território do investimento, conhecimento, emprego, etc", afirmou Catarina Martins, em Guimarães, à margem de uma visita a um bairro social.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou na reunião camarária de 16 de maio ter escrito ao primeiro-ministro a "mostrar o interesse" em acolher a sede da EMA.

A candidatura autárquica Porto Autêntico, uma coligação que une PSD e PPM para as eleições autárquicas no Porto, acusou o primeiro-ministro de continuar a agir como se fosse presidente da Câmara de Lisboa.

"As razões invocadas por António Costa não são válidas porque a criação de uma escola europeia não depende da instalação da EMA em Lisboa, e nada impede que o Infarmed continue em Lisboa e a EMA se instale no Porto", refere a Porto Autêntico.

Entretanto, hoje mesmo, a Câmara do Porto aprovou por unanimidade criar um grupo de trabalho para candidatar a cidade a acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA), mas apenas se o Governo garantir "rever" a decisão de candidatar Lisboa.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Eduardo Cunha presta depoimento na sede da PF em Curitiba
Nesse diálogo, o presidente teria dado aval para o pagamento de uma mesada a Cunha, em troca de seu silêncio na prisão. Roberta também foi filmada recebendo uma mala com R$ 400 mil de um lobista da JBS chamado Ricardo Saud.

Lille oficializa contratação de Luiz Araújo, ex-São Paulo, por cinco anos
Ele é um jovem e espetacular jogador que quer ser integrado logo - disse Marc Ingla , vice-presidente da equipe. A última partida de Luiz Araújo pelo São Paulo foi no dia 4 de junho, na derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta.

Mercado: OFICIAL: Bruma é reforço do Leipzig para as próximas cinco épocas
O Leipzig, equipa sensação da última temporada na Bundesliga, onde conseguiu terminar no segundo lugar da tabela, anunciou hoje a contratação do jogador português.

Quatro mortos em tiroteio em armazém de encomendas em São Francisco, EUA
Segundo a agência Reuters , o atirador está entre os mortos - ele disparou contra si mesmo quando a polícia chegou. Um tiroteio na sede da United Parcel Service (UPS), empresa de logística, em São Francisco, fez quatro mortos.

Outras notícias