Justiça arquiva ação penal contra presidente do Bradesco — Operação Zelotes

FÁBIO MOTTA  ESTADÃO CONTEÚDO

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) arquivou uma ação penal contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi. O MPF (Ministério Público Federal) aponta suposto envolvimento do executivo em fraudes no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) para beneficiar o banco.

O Bradesco é investigado na Zelotes por ter contratado o grupo que, segundo as investigações, pagava propina em troca de decisões favoráveis no Carf. Significa, na prática, que Trabuco não pode ser mais incriminado no processo. Pouco depois das 15h, os papéis mais negociados do banco avançavam 4,01%, enquanto as ações ordinárias tinham alta de 3,48%. No entanto, no acumulado de um mês, ainda contabilizam perdas de 15,13%.

A Operação Zelotes, da Polícia Federal, investiga um suposto esquema de venda de sentenças do Carf para beneficiar empresas que foram multadas pela Receita Federal e a negociação de medidas provisórias a favor de empresas do setor automobilístico.

Em 31 de maio de 2016, a PF havia indiciado Luiz Carlos Trabuco e outros dois executivos do banco.

Um grampo telefônico flagrou diálogo em que um deles, o advogado Mario Pagnozzi Junior, conta a Eduardo Cerqueira Leite, ex-chefe da delegacia da Receita em São Paulo, que o presidente do Bradesco agradeceu seu "empenho em ajudar" o banco. Também respondem a processo na 10ª Vara Federal de Brasília o vice-presidente, Domingos Figueiredo de Abreu, e o diretor-gerente de controladoria do Bradesco, Luiz Carlos Angelotti. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A investigação não encontrou provas de contatos diretos do presidente do banco com os acusados de integrar a organização criminosa.

Atenção! Os comentários do site são via Facebook!

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cuidado com esse novo golpe no WhatsApp
A companhia lembra que o aparelho pode ficar vulnerável, inclusive, a outros tipos de crimes e até mesmo a prejuízo financeiro. No Facebook , o McDonald's respondeu alguns comentários dos clientes que estavam em dúvida sobre a suposta promoção.

Número de mortos em incêndio de edifício em Londres sobe para 12
Testemunhas relataram em redes sociais que, além de pessoas terem pulado do prédio, ouviram gritos vindos do interior do edifício. Eddie, 55 anos, estava no 16º andar quando o alarme de incêndio dos vizinhos foi acionado.

São Paulo joga por primeiros pontos fora de casa
O Sport Recife está na 14ª posição da tabela, com 7 pontos ganhos e com duas vitórias, um empate e três derrotas. Por isso, não se sabe se o técnico repetirá a mesma escalação ou o mesmo esquema do clássico.

Fisco investiga 43 futebolistas e sete clubes por indícios de evasão fiscal
Esta é uma notícia que surge um dia após as finanças espanholas terem acusado Cristiano Ronaldo de alegada fraude fiscal.

Outras notícias