Lisboa já tem bicicletas para partilhar

Rede de bicicletas de Lisboa completamente operacional em Setembro

A EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) vai começar a fiscalizar e multar 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de 2018. Durante este período experimental, cerca de um mês, a rede de bicicletas partilhadas vai disponibilizar 100 bicicletas, em 10 estações, no Parque das Nações.

Para terem acesso às bicicletas, os ciclistas têm que estar registados na aplicação móvel Lisboa Bike Sharing, através da qual será possível utilizar a rede.

De acordo com a EMEL, "nesta fase, os primeiros voluntários inscritos no projeto vão poder testar o serviço de forma gratuita, fazendo depois recomendações que poderão ser incorporadas na solução final".

A intenção foi anunciada por Luís Natal Marques, presidente do conselho de administração da EMEL, e pelo vogal Jorge Manuel Oliveira aos membros da comissão de mobilidade e segurança da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) ontem, 22 de junho.

Em causa está uma rede de 1.410 bicicletas (940 elétricas e 470 convencionais) distribuídas por 140 estações: 92 no planalto central da cidade, 27 na baixa e frente ribeirinha, 15 no Parque das Nações e seis no eixo entre as avenidas Fontes Pereira de Melo e da Liberdade.

O investimento da EMEL no projeto é na ordem dos 23 milhões de euros, através de um contrato de prestação de serviços celebrado com a empresa portuguesa Órbita, para um período de oito anos. Posteriormente, haverá um passe anual para a utilização, com o custo de 25 euros, um mensal, por 15, é um diário por 10, este mais vocacionado para turistas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Príncipe Harry diz que 'ninguém da realeza quer ser rainha ou rei'
Mas estou determinado a ter uma vida relativamente normal, e se eu tiver a sorte de ter filhos, eles também podem ter um. "O povo britânico e o mundo precisam de instituições como esta".

EUA suspendem importações de carne bovina brasileira
O consultor Cesar de Castro Alves, da MB Agro, observa que o volume exportado de carne fresca para os EUA não é significativo. A suspensão ocorre após a carne brasileira ter obtido resultados negativos nos testes de qualidade nos Estados Unidos.

Destilaria inglesa compra tequila de George Clooney por US$ 1 bilhão
A Casamigos está a caminho de vender 170 mil packs com 12 garrafas este ano, disse o presidente da Diageo América do Norte, Deirdre Mahlan.

Unesco consternada pela destruição da mesquita iraquiana Al Nuri
A bandeira preta do grupo estava pendurada no topo do minarete de 45 metros desde junho de 2014. Da mesquita al Nouri de Mossul, no Iraque, restam agora apenas ruínas.

Outras notícias