Militares neutralizam presumível bombista na Gare Central de Bruxelas

Charles McQuillan  GETTY

A polícia belga abriu fogo sobre um suspeito na estação central de Bruxelas, ao final da tarde, depois de uma pequena explosão. "Essa pessoa foi neutralizada pelos soldados que estavam no local", disse o porta-voz da polícia, afirmando que as autoridades "estão no local" e que a "situação está controlada" sem registo de mais vítimas.

A Estação Central é uma das três estações de trens de Bruxelas e uma das mais frequentadas da Bélgica.

O responsável recusou-se, todavia, a abordar os relatos de testemunhas citadas pelas agências internacionais, segundo os quais o bombista teria gritado Allahu Akbar, ou "Deus é grande", antes de detonar a carga explosiva que transportava.A carga transportada pelo homem abatido na última noite seria semelhante às bombas usadas nos ataques de março de 2016 no aeroporto e no metro de Bruxelas, que fizeram 32 mortos. O jornal afirma ainda que ele teria acionado seus dispositivo quando atraiu a atenção de alguns soldados na estação.

A estação foi evacuada e o tráfego, interrompido. Bombeiros foram enviados para o local.

O autor do ataque frustrado à estação central de trem de Bruxelas, na Bélgica, era um marroquino de 36 anos, informou o porta-voz da Promotoria Federal, Eric Van der Sypt. "O incidente é considerado com um ato terrorista", disse Van Der Sypt, numa curta declaração à imprensa.

Uma fonte da polícia disse à Renascença que houve pelo menos uma explosão.

As autoridades esvaziaram um amplo perímetro em volta da estação, localizada perto da famosa Grand Place, uma das mais antigas atrações da capital belga, considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

O suspeito não resistiu aos ferimentos e morreu após ser neutralizado por militares que estavam no local, segundo a agência de notícias estatal belga e a rede de televisão pública RTBF. Os ataques ocorridos naquela oportunidade foram assumidos pelo Estado Islâmico.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

José Eduardo Agualusa vence prémio literário de Dublin
Agualusa vai receber 75 mil euros e Hahn 25 mil, avança o Irish Times. O valor monetário, de 100.000 euros, será repartido pelos dois.

Primeira Turma do STF decide soltar ex-assessor de Perrella
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) também esteve na residência do senador na tarde de terça (20), durante o julgamento. As decisões foram tomadas durante julgamento de pedido de liberdade de Mendherson.

Google faz homenagem a Machado de Assis no doodle do dia
Machado de Assis é homenageado pelo Google em seu Doodle nesta quarta-feira, 21, pois hoje é 178º aniversário de seu nascimento. Machado enfrentou os muitos desafios de ser de raça mista no século 19, incluindo acesso limitado à educação formal.

Wanessa Camargo revela que já usou botox e deseja colocar silicone
Ainda não decidi fazer de fato, nem tenho médico, nada. "Mas é algo que está entrando na minha cabeça", contou. Wanessa é casada com o empresário Marcus Buaiz , com quem tem dois filhos, Jose Marcus e João.

Outras notícias