"O incêndio teve origem em mão criminosa" — Jaime Marta Soares

"Eu tenho para mim que o incêndio teve origem em mão criminosa", acrescentou.

"Agradecemos do fundo do coração mas não recolham mais alimentos para entrega enquanto não houver uma nova comunicação da Liga dos Bombeiros Portuguese, caso volte a haver necessidade", disse Jaime Marta Soares.

"O incêndio já estava a decorrer há cerca de duas horas quando, efectivamente, se deu esse problema com raios que provocaram um conjunto de ignições a acrescer àquele incêndio que já era de uma violência extraordinária", revelou Jaime Marta Soares.

Jaime Marta Soares disse ainda que os bombeiros irão fazer uma análise minunciosa sobre o que correu bem e o que correu mal no combate a este fogo.

"Tenho um profundo respeito pelas forças de segurança". Apesar disso, sublinhou que se tratou de "falhas muito curtas, inferiores a meio ou um minuto e não têm tido influência". Muitas vezes, em cima do acontecimento, ainda não se tem os pormenores todos. Segundo o órgão, o fogo teria começado após uma trovoada seca e se espalhado pela floresta, devido à baixa umidade e à vegetação seca.

À TSF o Presidente da Liga dos Bombeiros garantiu que o organismo que lidera vai "exigir uma análise detalhada sobre todas as questões".

O presidente da LBP disse ainda que saúda a investigação da PJ para apuramento da origem do incêndio. "Quero é saudar essa iniciativa da Polícia Judiciária".

"Conseguimos determinar que a origem do incêndio foi provocada por trovoadas secas", tendo sido a partir daí que o fogo se propagou, explicou o diretor nacional da PJ.

Como o Expresso noticiou esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ainda não tem dados que confirmam que foi de facto a trovada seca que causou a tragédia em Pedrogão Grande, que fez 64 mortos e 179 feridos.

A árvore estava próxima da localidade de Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e segundo as autoridades, tudo indica que foi nesse local que teve início o fogo.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Militares neutralizam presumível bombista na Gare Central de Bruxelas
O jornal afirma ainda que ele teria acionado seus dispositivo quando atraiu a atenção de alguns soldados na estação. A Estação Central é uma das três estações de trens de Bruxelas e uma das mais frequentadas da Bélgica.

Ferraço reconhece derrota política do governo em votação de reforma
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que é preciso restabelecer a verdade e defendeu a proposta. Disse que este é um dia triste para o Senado, com o avanço de uma proposta que, para ele, causará "males" ao país.

Primeira Turma do STF decide soltar ex-assessor de Perrella
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) também esteve na residência do senador na tarde de terça (20), durante o julgamento. As decisões foram tomadas durante julgamento de pedido de liberdade de Mendherson.

Oficial: Polestar aposta nos elétricos para contrariar Tesla
A Polestar Engineered continuará a vender pacotes de preparação para os Volvo. A Polestar é uma antiga parceira da Volvo nas pistas.

Outras notícias