Obesidade em jovens quase triplicou em Portugal

Obesidade em jovens quase triplicou em Portugal

A pesquisa foi realizada em 195 países e estuda o período de 1980 a 2015.

Em relação à população adulta, as estatísticas analisadas indicam que a obesidade afeta mais adultos do sexo feminino do que do sexo masculino (22% e 17%, respetivamente), disse à Lusa o especialista do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.

Em 2015, quatro milhões de mortes foram vinculadas a um Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 24,5, o que indica que uma pessoa está acima do peso, ou de 30 ou mais, o que indica obesidade.

Dois bilhões de crianças e adultos ao redor do globo sofrem com problemas decorrentes da obesidade e do sobrepeso - o equivalente às populações da China, dos Estados Unidos, do Brasil e das Filipinas.

Quanto ao pico de obesidade, também na globalidade, este foi observado entre os 60 e 64 anos (nas mulheres) e entre os 50 e 54 anos (nos homens).

Em 2015, das 4 milhões de pessoas que morreram por causa do sobrepeso, 40% não eram consideradas clinicamente obesas.

.

Foi constatado também na pesquisa, que o ganho de peso pode aumentar o risco de adquirir doenças como câncer e cardiovascular.

João Fernandes participa neste projeto internacional, coordenado pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), da Universidade de Washington, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e conta atualmente com cerca de 2.300 colaboradores, desde 2014.

O alerta vem de um estudo publicado na última segunda-feira (12) no periódico The New England Journal of Medicine.

"Aquelas resoluções mais ou menos sérias de Ano Novo para perder peso devem se tornar compromissos para todo o ano", aconselha.

Segundo os dados, a obesidade duplicou desde 1980 para mais de 70 países e aumenta constantemente em todas as outras nações. O Egito é o país com mais adultos obesos, cerca de 35% do total.

Os Estados Unidos têm o maior nível de obesidade entre adultos e crianças (13% da população).

O relatório também mostrou que a taxa de obesidade está aumentando mais rapidamente entre crianças do que entre adultos.

"O excesso de peso é um dos problemas de saúde pública mais desafiadores do nosso tempo, afetando aproximadamente uma em cada três pessoas", afirma Ashkan Afshin, líder da investigação.

As menores taxas de obesidade estão em Bangladesh e no Vietnã.

Os autores destacam a necessidade de uma intervenção para reduzir a prevalência de um alto IMC e suas consequências.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Resultado Mega-Sena 1939 de quarta-feira 14/06/2017
Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do País. O montante a ser pago assim que for divulgado o resultado Mega-Sena 1939 é de aproximadamente R$ 6,5 milhões.

José Manuel Fernandes defende Agência Europeia do Medicamento em Braga
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou na reunião camarária de 16 de maio ter escrito ao primeiro-ministro a "mostrar o interesse" em acolher a sede da EMA.

Eike é multado por informação privilegiada
Com a desvalorização das ações da OSX e a venda antecipada de parte delas, Eike evitou um prejuízo de cerca de R $ 10 milhões. Ele destacou que Eike deveria buscar alternativas para afastar a assimetria informacional frente aos demais acionistas.

Vários feridos devido a tiroteio numa estação de metro perto de Munique
A polícia adianta, através da rede social , que a situação está controlada e que foi criado um perímetro de segurança na zona. De acordo com o Deutsche Welle , o suspeito tirou a arma à agente, que terá 26 anos, e baleou-a na cabeça.

Outras notícias