Pedrógão Grande: Incêndio está dominado - Proteção Civil

Pedrógão Grande: Incêndio está dominado - Proteção Civil

No entanto, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, no 'briefing' aos jornalistas em Avelar, Ansião, garantiu que "não tinha conhecimento de nenhuma aeronave ao serviço da proteção civil que tivesse caído".

Segundo moradores da zona, citados pela Lusa, "vários aviões descarregaram cargas de água na zona para tentar chegar ao local onde caiu o avião Canadair de combate aos incêndios", que operava no fogo de Pedrógão Grande.

A notícia tinha sido avançada por uma fonte oficiosa da Proteção Civil a várias agências, mas oficialmente a autoridade vem agora desmentir a informação.

O comandante operacional de Protecção Civil, Vítor Vaz Pinto, adiantou neste primeiro 'briefing' do dia que durante o trabalho desenvolvido ao longo da noite houve condições meteorológicas que favoreceram o combate, sendo que 95% do perímetro do teatro de operações de Pedrógão está em vigilância e rescaldo e os restantes 5% "em combate e [com o fogo] activo, com grande potencial de risco".

Existem buscas por uma aeronave mas não se confirma a queda, de acordo com informação confirmada pela Proteção Civil, citada pelo Expresso.

O avião despenhou-se na zona de Ouzenda, Pedrógão Grande, e não é nenhum dos dois Canadair contratados por Portugal, segundo a fonte da ANPC.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

De resto, a Proteção Civil garante que todas as aeronaves que se encontram neste momento no combate aos incêndios no distrito de Leiria continuam operacionais, assim como toda a estrutura de suporte.

Mais cedo, questionado sobre o barulho de explosão relatado por testemunhas e repórteres que acompanham a tragédia, o comandante da Defesa Civil informou que o barulho pode ter sido de botijões de gás explodindo ou até de postes de alta tensão caindo.

Ao todo, estão a operar em Pedrógão Grande 17 aviões e quatro helicópteros.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Polícia Legislativa investiga envio de envelope com cocô a Rodrigo Maia
Os policiais apuram de qual agência dos Correios o envelope foi despachado, para saber se é possível identificar o remetente. Apesar de ser o destinatário, Maia não chegou a ver o envelope, que foi aberto por uma funcionária do gabinete.

Constituinte é ameaça à democracia na Venezuela — Vaticano
A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, comemorou o que qualificou como um dia de "vitória" na OEA. O encontro aconteceu à margem da Assembleia Geral da organização, em Cancún, no México.

Tenista inglês acusa positivo por consumo de cocaína — Doping
Com o resultado positivo do antidoping realizado no dia 24 de abril, Evans está provisoriamente suspenso a partir de 26 de junho. Em 2007, a suíça Martina Hingis deu positivo por cocaína em Wimbledon e foi suspensa pela ITF por dois anos.

Fenprof garante que greve não afetou exames
Foram muitas as escolas básicas e jardins-de-infância que hoje não abriram portas e foram centenas os conselhos de turma adiados, devido à greve.

Outras notícias