Presidente evita detalhes sobre investigação de atentado — Colômbia

Presidente da Colômbia classifica atentado em Bogotá de

Bogotá, 18 jun (Lusa) - Pelo menos três mulheres, uma delas francesa, de 23 anos, morreram após sofrerem ferimentos graves numa explosão num centro comercial no norte de Bogotá, informaram no sábado fontes dos serviços de emergência. Ele ofereceu uma recompensa de 33 mil dólares "para qualquer pessoa que nos der informações que possam ajudar a capturar os responsáveis". É um passo-chave para que 7.000 combatentes iniciem sua transição para um movimento político e a vida civil. O confronto acabou envolvendo guerrilhas de esquerda, grupos paramilitares de direita e as forças do Estado.

Ações para impedir o processo de paz enfrentarão resistência já que a população apoia a solução, afirmou Currea-Logo.

A delegação de paz do Exército de Libertação Nacional (ELN), em Quito, repudiou o atentado e manifestou sua solidariedade com as vítimas.

Henrique Peñalosa condenou o atentado: "Lamentamos este ataque terrorista".

Na segunda visita ao local em menos de 24 horas, Santos almoçou com seu filho, Esteban, e depois dialogou com funcionários de restaurantes e lojas. Me perguntou aonde eu queria ir e eu disse: "'vamos ao Andino'", disse Santos.

Um ataque terrorista com bomba matou três pessoas e feriu outras 11 em Bogotá.

O presidente andou pelo shopping e prestou homenagem às vítimas, assim como fez María Isabel Cerón, 40, que levou um buquê de flores.

"Efetivamente, trata-se de uma jovem francesa de 23 anos, que lamentavelmente faleceu no atentado", confirmou o embaixador da França, Gautier Mignot, acrescentando que "aparentemente a jovem estava acompanhada de sua mãe".

Santos, no entanto manteve a visita de Estado à França marcada para a mesma semana.

"Os primeiros dias depois de um atentado como o de ontem são essenciais para encaminhar a investigação e obter avanços importantes na identificação dos responsáveis", assinalou.

"Os nossos corações estão com as famílias das vítimas", disse o Presidente colombiano.

Na quarta-feira, o programa da deslocação previa um encontro com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e Juan Manuel Santos deveria discursar no parlamento português, em sessão especial.

Técnicos especialistas em explosivos inspecionaram o local para determinar que tipo material foi utilizado no atentado. Em 19 de fevereiro, uma explosão perto da Praça dos Touros deixou um policial morto e 25 feridos, sendo dois civis, uma ataque atribuído ao ELN.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Irã anuncia lançamento de mísseis contra "bases terroristas" na Síria
O ataque de represália iraniano teve como alvo "a base de comando (.) dos terroristas em Deir Ezzor, no leste da Síria", acrescentou.

E-mails não comprometem Benfica
Marques desmentiu, esta sexta-feira, que estivesse ligado ao FC Porto quando ainda trabalhava na Agência Lusa. Em resposta ao caso dos alegados e-mails, expostos por Francisco J.

Parada LGBT terá Anitta e Daniela Mercury
Para utilizar o emoji, que traz a bandeira arco-íris usada pelo movimento LGBT , basta publicar Tweets com a hashtag #ParadaSP . O percurso será de aproximadamente 3,5 quilômetros, partindo da Avenida Paulista , seguindo pela Rua da Consolação.

Vitória pega o Sport em Recife para desencantar como visitante no Brasileirão
Outro desfalque será o meia Gabriel Xavier, que cumpre suspensão após ser expulso na última rodada, contra o Botafogo. Tenho certeza de que daremos a volta por cima na Série A - finalizou o jogador.

Outras notícias