Receita libera hoje o primeiro lote de restituição do IR

Neste primeiro lote de restituição do imposto de renda estão contribuintes com prioridade

O montante é referente ao primeiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2017 e será depositado em conta bancária. Neste lote, 1,527 milhão de restituições são para idosos e 108.513 para contribuintes com deficiência. Também estão nesta remessa restituições de 2008 a 2016, que haviam caído na malha fina e foram regularizadas.

Vão receber o dinheiro contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos bem como os que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave conforme determina o Art. 69-A da Lei nº 9.784, de 1999.

A página da Receita Federal na internt está disponível para quem quiser saber se teve a declaração liberada. Caso o contribuinte não faça o resgate durante esse prazo, deverá fazer requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. No total, 1.636.218 contribuintes serão ressarcidos pela, sendo que R$ 3 bilhões serão creditados em conta hoje.

As restituições são o IR que os contribuintes pagaram a mais no ano passado e que será devolvido agora. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. Com ele, será possível consultar diretamente, nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Fitch vai passar posição portuguesa de "estável" para "positiva"
AFitch anunciou esta sexta-feira uma melhoria o outlook do país, para a evolução da dívida soberana. Em 2018, registar-se-á um abrandamento, caso se confirmem as previsões da Fitch, para 1,6%.

Sobe para 17 número de mortos em Londres; May cobra investigação
Eddie, 55 anos, morador do 16º andar, disse que abandonou seu apartamento com uma toalha no rosto para tentar evitar a fumaça. A torre estava praticamente destruída na manhã desta quarta-feira e os bombeiros temem que ela desabe.

Empresária desaparece durante viagem para visitar namorado em fazenda
Segundo Silvia Valadares, a irmã tem diabetes e pode ter sofrido um mal subido enquanto dirigia. Ela seguia para fazenda onde namorado trabalha, em Maracaju.

Rússia não tem confirmação segura da morte de al-Baghdadi — Lavrov
Os EUA também enviaram tropas de suas forças especiais para a Síria, com o objetivo de respaldar as operações terrestres da FSD. A informação é avançada pela agência russa RIA, que cita o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.

Outras notícias