Receita libera hoje o primeiro lote de restituição do IR

No primeiro lote
estão idosos e pessoas com deficiência

O montante é referente ao primeiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2017 e será depositado em conta bancária. Neste lote, 1,527 milhão de restituições são para idosos e 108.513 para contribuintes com deficiência. Também estão nesta remessa restituições de 2008 a 2016, que haviam caído na malha fina e foram regularizadas.

Vão receber o dinheiro contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos bem como os que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave conforme determina o Art. 69-A da Lei nº 9.784, de 1999.

A página da Receita Federal na internt está disponível para quem quiser saber se teve a declaração liberada. Caso o contribuinte não faça o resgate durante esse prazo, deverá fazer requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. No total, 1.636.218 contribuintes serão ressarcidos pela, sendo que R$ 3 bilhões serão creditados em conta hoje.

As restituições são o IR que os contribuintes pagaram a mais no ano passado e que será devolvido agora. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. Com ele, será possível consultar diretamente, nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

U2 confirma nova data de show em São Paulo
A assessoria que cuida da vinda do U2 ao país não informou detalhes sobre o que inclui o pacote referente a esse ingresso. A compra dá direito ao acesso a Área VIP exclusiva, junto ao Palco com atendimento especial.

Tempo. Calor aumenta a partir desta sexta-feira
Beja tem uma previsão de 42 graus centígrados, Portalegre e Castelo Branco de 39, Vila Real e Bragança de 37 e Viseu 36. O Instituto prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior e subida da máxima.

Sobe para 17 número de mortos em Londres; May cobra investigação
Eddie, 55 anos, morador do 16º andar, disse que abandonou seu apartamento com uma toalha no rosto para tentar evitar a fumaça. A torre estava praticamente destruída na manhã desta quarta-feira e os bombeiros temem que ela desabe.

Morre ex-vocalista dos Cavaleiros do Forró, Eliza Clivia
O veículo em que eles estavam colidiu com um ônibus nas esquinas das ruas Aruá e Maruim. Já em 2013, ela anunciou o seu desligamento da banda, juntamente com Jaílson Santos.

Outras notícias