Relatório internacional: Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

Relatório internacional: Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

O Global Peace Index vai na 11ª edição avalia os países de acordo com 23 indicadores.

Na 11ª edição do index, publicado pela organização internacional Institute for Economics and Peace (IEP), O mundo tornou-se num lugar mais pacífico em 2017.

Pelo quinto ano consecutivo, a Síria foi considerada o país menos pacífico do mundo.

Segundo o Global Peace Index, que analisa 163 nações, Portugal subiu mais duas posições e ocupa o top-3 dos países mais seguros do mundo, apenas superado pela Islândia, líder desta classificação desde 2008, e pela Nova Zelândia.
Entre esses indicadores, estão os níveis de militarização, insegurança, violência doméstica, instabilidade política ou conflitos a nível interno e internacional.

Desde o ano passado 93 países registaram altos níveis de paz enquanto 68 pioraram, ainda assim resultando numa melhoria da paz mundial. Ainda assim verifica-se uma melhoria da paz mundial. impulsionada pelos níveis mais baixos de terror patrocinados pelos Estados, menos execuções extrajudiciais e tortura, e a retirada prévia de forças militares do Afeganistão. Afeganistão, o Iraque, o Sudão do Sul e o Lémen completam a lista dos cincos países menos pacíficos.

A ajudar a esta realidade, no que a Portugal diz respeito, está também a recuperação económica do país, que permite mais estabilidade social.

Apesar das melhorias no Canadá, a intensidade de crescimento de conflito interno, o aumento do terrorismo e perceções mais elevadas de criminalidade levou os Estados Unidos a cair 22 lugares para 114º, o que fez com que a América do Norte registasse a maior queda de qualquer região.

Steve Killelea, Fundador e Presidente Executivo da IEP comentou: "Enquanto a verdadeira extensão da polaridade politica nos Estados Unidos demorará anos a ser completamente realizada, a sua influência nociva é já evidente".

Apesar do número global de mortes provocadas por atos de terrorismo ter decrescido 10% entre 2014 e 2015, p número de países com pessoas atingidas mortalmente vítimas de atentados disparou para um pico histórico de 23.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Falcao no Monaco até 2020
Estou confiante de que este projeto vai ser tão emocionante na próxima temporada (quanto foi até agora), com o desejo de buscar o melhor", ressaltou o colombiano.

Ederson: "Espero um dia voltar ao Benfica"
Ederson diz mesmo que o grupo de trabalho do Benfica "foi o melhor" com que trabalhou em toda a sua carreira. Ederson espera poder voltar ao Benfica no futuro. "Quero agradecer ao grupo pela receção quando eu cheguei".

Georgina está grávida de Cristiano Ronaldo, diz imprensa estrangeira
A fotografia foi feita durante as férias do casal na Córsega, na Itália. Georgina Rodriguez estará mesmo grávida de Cristiano Ronaldo .

Meirelles comemora PIB, cita saída de recessão e considera dia como 'histórico'
Se o período entre abril e junho ficar mesmo negativo, aumenta a pressão para que o segundo semestre seja mais forte. Nos serviços, o PIB ficou estável em 0,0% na comparação com o trimestre anterior e caiu 1,7% na compração anual.

Outras notícias