Relatório internacional: Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo - relatório internacional

O Global Peace Index vai na 11ª edição avalia os países de acordo com 23 indicadores.

Na 11ª edição do index, publicado pela organização internacional Institute for Economics and Peace (IEP), O mundo tornou-se num lugar mais pacífico em 2017.

Pelo quinto ano consecutivo, a Síria foi considerada o país menos pacífico do mundo.

Segundo o Global Peace Index, que analisa 163 nações, Portugal subiu mais duas posições e ocupa o top-3 dos países mais seguros do mundo, apenas superado pela Islândia, líder desta classificação desde 2008, e pela Nova Zelândia.
Entre esses indicadores, estão os níveis de militarização, insegurança, violência doméstica, instabilidade política ou conflitos a nível interno e internacional.

Desde o ano passado 93 países registaram altos níveis de paz enquanto 68 pioraram, ainda assim resultando numa melhoria da paz mundial. Ainda assim verifica-se uma melhoria da paz mundial. impulsionada pelos níveis mais baixos de terror patrocinados pelos Estados, menos execuções extrajudiciais e tortura, e a retirada prévia de forças militares do Afeganistão. Afeganistão, o Iraque, o Sudão do Sul e o Lémen completam a lista dos cincos países menos pacíficos.

A ajudar a esta realidade, no que a Portugal diz respeito, está também a recuperação económica do país, que permite mais estabilidade social.

Apesar das melhorias no Canadá, a intensidade de crescimento de conflito interno, o aumento do terrorismo e perceções mais elevadas de criminalidade levou os Estados Unidos a cair 22 lugares para 114º, o que fez com que a América do Norte registasse a maior queda de qualquer região.

Steve Killelea, Fundador e Presidente Executivo da IEP comentou: "Enquanto a verdadeira extensão da polaridade politica nos Estados Unidos demorará anos a ser completamente realizada, a sua influência nociva é já evidente".

Apesar do número global de mortes provocadas por atos de terrorismo ter decrescido 10% entre 2014 e 2015, p número de países com pessoas atingidas mortalmente vítimas de atentados disparou para um pico histórico de 23.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Netflix cancelou a série Sense8
A Netflix enviou uma nota ao Show Patrol: "Após 23 episódios, 16 cidades e 13 países, a história dos 'sensates' está terminando". Ela foi tudo o que nós e os fãs sonhamos que seria: ousada, emocional, deslumbrante e muito inesquecível.

Zé Ricardo esboça time sem Diego e Conca. Cuéllar e Everton treinam
O Everton ficou fora dois jogos só. - Não fico triste quando os jogadores voltam. Ele e Conca serão observados em jogo-treino nesta quinta-feira.

De US$ 29 bilhões desde janeiro
O fator também influenciou o superávit de US$ 7,661 bilhões registrado no mês de maio, o maior saldo positivo mensal desde 1989. Cresceram as importações de combustíveis e lubrificantes (+30,2%), bens de consumo (+20,2%) e bens intermediários (+1,5%).

Filho de chefe da máfia mata amigo por "like"
Terá então combinado encontrar-se com o amigo num campo de oliveiras, onde o terá assassinado com pelo menos dois tiros. Esteve preso, no ano passado, como o seu primo Pasquale, ambos condenados por tráfico de cocaína para a América do Sul.

Outras notícias