Relatório internacional: Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

Relatório internacional: Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

O Global Peace Index vai na 11ª edição avalia os países de acordo com 23 indicadores.

Na 11ª edição do index, publicado pela organização internacional Institute for Economics and Peace (IEP), O mundo tornou-se num lugar mais pacífico em 2017.

Pelo quinto ano consecutivo, a Síria foi considerada o país menos pacífico do mundo.

Segundo o Global Peace Index, que analisa 163 nações, Portugal subiu mais duas posições e ocupa o top-3 dos países mais seguros do mundo, apenas superado pela Islândia, líder desta classificação desde 2008, e pela Nova Zelândia.
Entre esses indicadores, estão os níveis de militarização, insegurança, violência doméstica, instabilidade política ou conflitos a nível interno e internacional.

Desde o ano passado 93 países registaram altos níveis de paz enquanto 68 pioraram, ainda assim resultando numa melhoria da paz mundial. Ainda assim verifica-se uma melhoria da paz mundial. impulsionada pelos níveis mais baixos de terror patrocinados pelos Estados, menos execuções extrajudiciais e tortura, e a retirada prévia de forças militares do Afeganistão. Afeganistão, o Iraque, o Sudão do Sul e o Lémen completam a lista dos cincos países menos pacíficos.

A ajudar a esta realidade, no que a Portugal diz respeito, está também a recuperação económica do país, que permite mais estabilidade social.

Apesar das melhorias no Canadá, a intensidade de crescimento de conflito interno, o aumento do terrorismo e perceções mais elevadas de criminalidade levou os Estados Unidos a cair 22 lugares para 114º, o que fez com que a América do Norte registasse a maior queda de qualquer região.

Steve Killelea, Fundador e Presidente Executivo da IEP comentou: "Enquanto a verdadeira extensão da polaridade politica nos Estados Unidos demorará anos a ser completamente realizada, a sua influência nociva é já evidente".

Apesar do número global de mortes provocadas por atos de terrorismo ter decrescido 10% entre 2014 e 2015, p número de países com pessoas atingidas mortalmente vítimas de atentados disparou para um pico histórico de 23.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Conto inédito de O Senhor dos Anéis chega às livrarias
Suas obras mais conhecidas, entretanto, " O hobbit " e a trilogia " O senhor dos anéis ", renderam grande fama ao autor ainda em vida.

Falcao no Monaco até 2020
Estou confiante de que este projeto vai ser tão emocionante na próxima temporada (quanto foi até agora), com o desejo de buscar o melhor", ressaltou o colombiano.

Governo lança novo Revis de dívidas tributárias, por meio de Medida Provisória
Agora não é mais PRT (programa de regularização tributária), o novo nome é PERT (programa especial de regularização tributária). Em compensação à concessão de descontos maiores, o governo calcula entrada de R$ 13 bilhões no caixa do Tesouro este ano.

Filho de chefe da máfia mata amigo por "like"
Terá então combinado encontrar-se com o amigo num campo de oliveiras, onde o terá assassinado com pelo menos dois tiros. Esteve preso, no ano passado, como o seu primo Pasquale, ambos condenados por tráfico de cocaína para a América do Sul.

Outras notícias