Rodrigo Maia assume presidência com viagem de Temer à Rússia e Noruega

Rodrigo Maia assume presidência com viagem de Temer à Rússia e Noruega

A agenda da visita foi confirmada pelo porta-voz do Planalto, Alexandre Parola, que disse que Temer pretende atrair investimentos daqueles países para o Brasil, ampliando o comércio entre eles. "Buscarei investimentos nas áreas de petróleo e gás, farei avançar negócios na agricultura, buscarei trazer novas tecnologias em setores estratégicos e ampliar nossos contatos com o mercado europeu, onde existem grandes oportunidades para vários setores produtivos do nosso país", disse Temer em pronunciamento. Ainda em Oslo, segundo Parola, o presidente Temer "renovará o interesse do Brasil no acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), acordo cuja primeira rodada de negociações ocorreu neste mês de junho, em Buenos Aires". O presidente reconhece, no entanto, que ainda há muito por fazer e que a política externa desempenha papel de relevo neste ponto porque a reconstrução do Brasil passa, necessariamente, por uma maior e melhor integração ao mundo. Até lá, O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estará no comando do País. Moreira, que é sogro de Maia, inicialmente viajaria com o presidente, mas decidiu ficar para ajudar na defesa do governo e também no monitoramento da base aliada, que se prepara para receber a denúncia que o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar contra o presidente.

De acordo com o porta-voz, Temer retornará a Brasília no sábado da semana que vem.

A formalização do acordo foi informada pelo próprio Temer, em artigo publicado no Estado na última sexta-feira. "A Rússia é um país-chave para o desenho e a configuração da ordem internacional".

No dia 21, Temer terá agenda de reuniões com altas autoridades do Executivo e do Legislativo russos.

Na Rússia, Temer reúne-se também com o primeiro-ministro Dmitry Medvedev, com a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko, e com o presidente da Duma de Estado, Vyacheslav Volodin. "Em todas as oportunidades, o Presidente reiterará mensagem sobre o momento de recuperação econômica do Brasil e as oportunidades que se abrem para a intensificação dos fluxos de comércio e investimentos", afirmou.

Dados oficiais mostram que 60% das importações de carnes pela Rússia são provenientes do Brasil.

Estão agendadas reuniões com o rei Harald V, com a primeira-ministra Erna Solberg e com o presidente do Parlamento, Olemic Thommessen.

Na Noruega, o foco será no meio ambiente. A Noruega é a principal financiadora do Fundo Amazônia, que mantém 89 projetos de combate ao desmatamento, de regularização fundiária e gestão territorial e ambiental de terras indígenas. São projetos geridos com a participação dos governos dos Estados amazônicos e da sociedade civil. Desde 2009, aportou à iniciativa 2,8 bilhões de reais.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Vazam novas informações sobre Shadow of the Tomb Raider
Com a Crystal Dynamics envolvida no "Projeto Vingadores" da Marvel, será a Eidos Montreal a produzir este jogo. Surpreendente, uma nova aventura de Lara Croft não foi anunciada durante a E3 2017.

Será este o logótipo e arte do novo jogo de Tomb Raider?
No topo podem ver vários designs de potenciais logos e em baixo é possível ver várias sugestões para arte do jogo. Torne-se um patrão do site! Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook?

Homem-Aranha: De Volta ao Lar: Primeiras reações são extremamente positivas
Todos esses filmes se passarão no universo que estamos criando para Peter Parker. Se decide aí, galera! O filme tem estreia prevista para 5 de outubro de 2018.

ONU: Número de refugiados chega a 65,6 milhões e bate recorde
Uma conclusão fundamental do relatório " Tendências Globais " é que o nível de novos deslocamentos continua muito alto. Desse total, 17,2 milhões estão sob a responsabilidade do Acnur, e o restante é formado por refugiados palestinos.

Outras notícias