Situação em Góis é grave e pode passar a ser gravíssima

Primeiro-ministro falou com os jornalistas a partir da sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil em Lisboa

A presidente da Câmara de Góis precisou que as aldeias já evacuadas são as de Cadafaz, Sandinha, Candosa, Capelo, Corterredor, Cabreira, Aldeia Velha, Candosa, Carvalhal do Sapo, Tarrastal e de Folgosa.

Fonte oficial do Ministério da Administração Interna (MAI) disse à Lusa que 80 bombeiros espanhóis chegam hoje a Portugal para ajudar no combate deste incêndio.

Ainda assim, disse não ter mais informações.

O fogo que deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), provocando 64 mortos, previa-se ficar controlado durante esta terça-feira, no entanto, verificou-se um agravamento da situação levando à evacuação de 27 aldeias no concelho de Góis.

O município de Góis faz fronteira com Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e com o concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, para onde as chamas progrediram, após deflagrarem no sábado, em Fonte Limpa.

O incêndio que lavra desde sábado em Góis aumentou de extensão nas últimas horas devido às constantes mudanças de vento e são esperados mais reforços nas próximas horas.

Os bombeiros estão também empenhados em controlar fogos que eclodiram em concelhos vizinhos, particularmente em Góis, onde uma aldeia teve de ser evacuada no início do dia, devido à proximidade de uma frente de fogo.

De acordo com a informação disponibilizada no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil pelas 8h20, o incêndio em Góis está a mobilizar 692 operacionais, auxiliados por 237 viaturas e cinco meios aéreos.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano Sousa, já tinha dito aos jornalistas que estavam a ser feitos contactos com Marrocos para que fossem disponibilizados os meios aéreos possíveis.

O secretário de Estado da Administração Interna adiantou que já estão a ser tomadas medidas para que uma ponta de fogo não entre no município da Lousã, que "costuma ser muito crítico".

A Proteção Civil atualizou o número de feridos, do incêndio de Pedrógão, para 160, sete deles continuam em estado grave. Um lar da terceira idade que pertence à Cáritas Diocesana de Coimbra foi também evacuado. A mesma fonte disse que pode haver a necessidade, de ainda esta manhã, evacuar mais uma.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Sobe para 79 número de mortos ou desaparecidos em incêndio de Londres
As autoridades estão a investigar se foi cometido algum crime que tenha originado o incêndio. Citado pela BBC , Stuart Cundy refere que as operações de busca e salvamento vão continuar.

Google intensifica esforços para bloquear extremismo on-line
Ao clicarem no conteúdo, as pessoas serão redireccionados para páginas e vídeos com mensagens contra o terrorismo e o discurso de ódio.

LG lança G6+, mas não oferece muitas mudanças
E como a câmera só é ativada quando o celular detecta que foi erguido, o recurso não deve afetar a duração da bateria. E, finalmente, ele estará disponível em cores novas: "Optical Marine Blue " (azul) e "Optical Terra Gold " (dourado).

Remake de Resident Evil 2 será lançado em breve, garante Capcom
Em uma entrevista ao Collider , Kobayashi falou sobre o futuro da franquia de zumbis, e revelou que o remake está mais próximo de ser lançado do que imaginávamos.

Outras notícias