Suspeita de plágio no discurso de Bob Dylan para o Nobel

Bob Dylan é acusado de plágio em seu discurso para o Nobel de Literatura

Bob Dylan terá efetuado plágio no seu discurso de receção do prémio Nobel da Literatura, segundo denunciou esta terça-feira a colunista da revista "Slate", Andrea Pitzer. Segundo a colunista, 20 citações a Moby Dick feitas no discuso do cantor são semelhantes às passagens sobre o romance no site.

Dylan, que surpreendeu ao ganhar o prêmio Nobel de Literatura, discursou após longa espera na semana passada - um requisito para receber os US$ 923 mil dólares incluídos no prêmio da Academia sueca. Bob Dylan tinha seis meses para entregar o discurso, ou perderia o prêmio em dinheiro. Dylan o fez perto da data limite.

No discurso, que o músico norte-americano entregou em áudio, são referidos vários livros que o influenciaram: Odisseia, de Homero, A Oeste Nada de Novo, de Erich Maria Remarque, e Moby Dick, de Herman Helville.

Além das comparações do discurso com o texto do SparkNotes, Pitzer cita ainda em sua coluna diversos episódios da carreira de Dylan em que ele se apropriou de títulos e citações de outras pessoas, como no álbum Love and Theft (Amor e Roubo, em tradução livre), de 2001, que, segundo ela, tem uma relação direta com a obra de mesmo nome do autor Eric Lott, que fala sobre apropriação da cultura negra. "Some men who receive injuries are led to God, others led to bitternesse" ("Alguns homens a quem são infligidos ferimentos são conduzidos a Deus, outros são conduzidos à amargura"), citação atribuída a um padre da seita pacifista Quaker. Porém, Pitzer chamou a atenção para o fato de que essa frase não está presente no livro, embora apareça em uma sinopse disponível no site SparkNotes. No que diz respeito a "inventar" uma citação, a colunista também lembra que Dylan tem histórico no assunto, por ter criado falsas falas atribuídas a Abraham Lincoln na sua música Talkin' World War III Blues.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Jamie Oliver oferece refeições às vítimas do incêndio em Londres
Oliver acrescentou ainda que todos os seus "pensamentos, amor e orações" estão com as vítimas, cujo número ainda é incerto pois ainda existem famílias dadas como desaparecidas.

Fátima Bernardes "voa" no "Encontro", solta um "viaaado" e quebra a internet
Mais um vez, Fátima Bernardes virou assunto nas redes sociais por conta de seu programa " Encontro ", na Globo . A internet , como sempre, não perdoou a apresentadora e ela se tornou um dos assuntos mais comentados.

Justiça arquiva ação penal contra presidente do Bradesco
O processo contra os demais executivos do Bradesco na ação penal no caso relacionado à Zelotes prossegue. No mesmo horário, Itaú Unibanco subia 1,08% e Itaúsa (ON), 0,90%.

Irã derrota Uzbequistão e se classifica para a Copa do Mundo-18
Depois de entrar na segunda fase, classificou-se para a terceira com 20 pontos em oito partidas, com seis vitórias e dois empates. Os terceiros se enfrentarão para definir quem irá à repescagem contra o quarto colocado da Concacaf por uma vaga extra.

Outras notícias