Suspeita de plágio no discurso de Bob Dylan para o Nobel

Suspeita de plágio no discurso de Bob Dylan para o Nobel

Bob Dylan terá efetuado plágio no seu discurso de receção do prémio Nobel da Literatura, segundo denunciou esta terça-feira a colunista da revista "Slate", Andrea Pitzer. Segundo a colunista, 20 citações a Moby Dick feitas no discuso do cantor são semelhantes às passagens sobre o romance no site.

Dylan, que surpreendeu ao ganhar o prêmio Nobel de Literatura, discursou após longa espera na semana passada - um requisito para receber os US$ 923 mil dólares incluídos no prêmio da Academia sueca. Bob Dylan tinha seis meses para entregar o discurso, ou perderia o prêmio em dinheiro. Dylan o fez perto da data limite.

No discurso, que o músico norte-americano entregou em áudio, são referidos vários livros que o influenciaram: Odisseia, de Homero, A Oeste Nada de Novo, de Erich Maria Remarque, e Moby Dick, de Herman Helville.

Além das comparações do discurso com o texto do SparkNotes, Pitzer cita ainda em sua coluna diversos episódios da carreira de Dylan em que ele se apropriou de títulos e citações de outras pessoas, como no álbum Love and Theft (Amor e Roubo, em tradução livre), de 2001, que, segundo ela, tem uma relação direta com a obra de mesmo nome do autor Eric Lott, que fala sobre apropriação da cultura negra. "Some men who receive injuries are led to God, others led to bitternesse" ("Alguns homens a quem são infligidos ferimentos são conduzidos a Deus, outros são conduzidos à amargura"), citação atribuída a um padre da seita pacifista Quaker. Porém, Pitzer chamou a atenção para o fato de que essa frase não está presente no livro, embora apareça em uma sinopse disponível no site SparkNotes. No que diz respeito a "inventar" uma citação, a colunista também lembra que Dylan tem histórico no assunto, por ter criado falsas falas atribuídas a Abraham Lincoln na sua música Talkin' World War III Blues.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Restaurado único vídeo com luta real de Bruce Lee
Ele foi o mais rápido lutador de artes marciais e é famoso também por sua revolucionária interpretação das lutas", escreveu um fã. O filme foi postado no último domingo (11) e já ultrapassou 12 milhões de visualizações. "Isso é inveja.

UE ameaça novas restrições à carne brasileira
Daquelas empresas que ainda têm o direito de vender, a Europa vai exigir testes microbiais em 100% das exportações. Bruxelas também exige que nenhuma nova empresa solicite entrar na lista de exportadores de frango ou carne bovina.

Conmebol divulga regras do sorteio para as oitavas da Libertadores
O melhor time do estágio de chaves da Libertadores foi o Atlético-MG, repetindo o que ocorreu em 2013, ano do título alvinegro. Não há qualquer definição prévia dos cruzamentos , com a chave das oitavas de final sendo decidida por sorteio.

Fernando Santos encara Taça das Confederações prova com "fé" e "grande confiança"
Portugal realiza hoje o primeiro de três treinos em solo luso antes de viagem para a Rússia, que está agendada para quarta-feira. Temos de ter muita atenção para o que devemos fazer contra cada adversário.

Outras notícias