Trabalhos arrancam com cooperação transfronteiriça na agenda — Cimeira Ibérica

António Costa e Mariano Rajoy encontram-se pela primeira vez numa cimeira ibérica

Ferro Rodrigues indicou que esse facto significava que havia "perspetivas muito próximas ou iguais" em muitos dos temas em discussão mas, sobre Almaraz, "não há, exatamente, posições iguais", rematou. "A sua equidistância a todo o norte de Portugal e Espanha faz dela a ponte entre o litoral e o interior nacionais e uma das portas de entrada no mercado Ibérico", escreveu numa mensagem partilhada nas redes sociais. "Não vamos inventar problemas que ainda não existem", declarou o governante.

"Esta concentração em Vila Real pretende simbolicamente iniciar a cimeira ibérica que vai decorrer mas, onde infelizmente, o tema Almaraz e energia nuclear não foi colocado na ordem de trabalhos", afirmou Nuno Sequeira, dirigente da Quercus.

"O processo inicia-se em junho próximo com a apresentação da primeira documentação" para renovação da licença de exploração, disse fonte ligada às entidades, acrescentando que a decisão final deverá ser tomada antes de terminar a vigência da atual licença.

A associação vai mais longe e diz mesmo que governo português deve dizer que "o nosso país não quer esta Central a funcionar depois de 2020 e que a mesma deve encerrar, no máximo, por esta altura", diz o mesmo comunicado.

Este parecer favorável abre caminho a que as outras cinco centrais nucleares ativas em Espanha (Almaraz, Cofrentes, Trillo, Ascó y Vandellós) possam continuar a operar além dos 40 anos, que vão cumprir nos próximos anos.

A central nuclear fica situada junto ao rio Tejo, na província de Cáceres, em Espanha, a cerca de 100 quilómetros da fronteira com Portugal.

Ativistas, ambientalistas e representantes de partidos políticos concentraram-se esta segunda-feira, em Vila Real, para exigir o encerramento da central nuclear de Almaraz e colocar o tema na agenda da cimeira dos governos ibéricos.

Esta foi a 29.ª cimeira bilateral entre Portugal e Espanha.

Quanto à apoio espanhol a uma candidatura do ministro das Finanças português Mário Centeno à presidência do Eurogrupo, Rajoy foi taxativo: "sempre preferimos os amigos aos desconhecidos".

A bordo, houve já, pelas 15:30, lugar a várias reuniões setoriais entre os diversos ministros dos executivos de Portugal e de Espanha, entre os quais se encontram os titulares de pastas como Negócios Estrangeiros, Infraestruturaras, Ambiente ou Defesa.

Uma das propostas da cimeira de Vila Real, realizada ontem e hoje, é a criação de um grupo de trabalho para fundos comunitários, a reportar directamente a António Costa e a Mariano Rajoy.

O chefe do Executivo disse acreditar que um reforço da proximidade fará com que os dois países se tornem mais fortes em conjunto no mercado europeu e global. As cimeiras ibéricas são reuniões lideradas pelo primeiro-ministro de Portugal e pelo chefe do governo de Espanha com o objectivo de analisar questões de interesse para ambos e projectos de cooperação entre os dois países.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Abutres "gays" se tornam papais chocando "ovo de aluguel"
Dois abutres macho do Jardim Zoológico Artis, em Amesterdão, tornaram-se no primeiro casal gay a adotar uma cria. As fêmeas põem ovos, mas são chocados em conjunto e tanto fêmeas como machos procuram comida.

"Carne Fraca" gerou impacto na indústria de alimentos em abril — IBGE
Até porque, em outros confrontos permanece uma característica de queda para a atividade industrial", emendou. Essas atividades apontaram taxas negativas em março último: -23,4%, -6,9%, -3,4% e -3,3%, respectivamente.

MPF denuncia Cabral, ex-mulher e mais 4 por lavagem de dinheiro
Outras quatro pessoas foram denunciadas, entre elas a ex-mulher de Cabral Susana Neves e o irmão dele, Maurício Cabral. Um das empresas de fachada, a Araras Empreendimentos, é de propriedade de Susana Neves.

Paula Fernandes assume namoro com tenor Thiago Arancam
O clima de paixão fez com que os dois postassem fotos com declarações apaixonadas nas rede sociais. Vale lembrar que Paula Fernandes terminou o noivado com Henrique do Valle há cerca de seis meses.

Outras notícias