Vacinação da gripe em PE será só para público alvo, reafirma governo

Para receber a dose é preciso levar a caderneta de vacinação e cartão SUS

Em Pernambuco, a ampliação da oferta da vacina da gripe para a população em geral, segundo a secretaria, dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, já que o quantitativo disponível no momento não é suficiente para atender toda a população pernambucana.

A campanha de vacinação segue até a próxima sexta-feira (09), onde serão aplicadas as 10 milhões de doses de vacina restantes contra a gripe em todo o Brasil. A cobertura vacinal deste grupo, um dos mais vulneráveis para o contágio pelo vírus influenza, está muito baixa. "Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques", informou o ministro. O Amapá é o único estado que atingiu a meta, com 95,6% de imunização.

"Nós atingimos apenas 82% até agora devido ao atraso por parte do Ministério da Saúde das doses de vacina, mas agora todas já chegaram no município, prorrogamos até o dia 09 de junho e vamos atingir a nossa meta é no mínimo de 90% dos grupos prioritários".

Até esta sexta, foram vacinados 41,3 milhões de brasileiros. Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 8,4 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. O grupo mais longe é das crianças, com 59,89% de cobertura. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%.

Diadema aplicou 81.234 doses no total.

Desde o início do ano, já foram confirmadas 110 hospitalizações pelo vírus influenza A.

As crianças de 6 meses a menores de 5 anos contabiliza 33.568 (60,87%).

Segundo o coordenador de epidemiologia enfermeiro Misaki, a campanha ainda não atingiu o número exigido pelo Ministério da Saúde, devido ao atraso nas doses de vacina. As 169 puérperas vacinadas já somam 97,69% de cobertura.

Em Campo Grande, a ação, iniciada no dia 13 de abril, já imunizou mais de 105 mil pessoas dos grupos de risco.

Para receber a dose, eles devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha) e um documento que comprove que é trabalhador nestas profissões, como: alvará, registro profissional na Carteira de Trabalho ou inscrição no sindicato ou associação de classe.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

PF apreende projeto de reforma de filha de Temer
O coronel foi citado por delatores da JBS como um receptor de dinheiro destinado ao presidente Michel Temer. Já os documentos relacionados a Maristela foram encontrados em outros locais da empresa.

Secretas. Costa mantém confiança em Júlio Pereira
Porém, de acordo com o semanário Expresso e com o Diário de Notícias , António Costa quer agora mais esclarecimentos. António Costa não conhecia o "caso timorense "que envolve José Júlio Pereira Gomes, segundo o semanário Expresso".

Confira o trailer de "Raven's Home", continuação de "As Visões da Raven"
As Visões de Raven está de volta! A historia abordava a vida da adolescente Raven Baxter, que tem o poder de prever o futuro. Raven's Home estreia nos Estados Unidos dia 21 de julho no Disney Channel.

Paolla Oliveira grava A Força do Querer em evento do UFC
A Força do Querer é uma novela de Gloria Perez , com direção artística de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos . Joaquim está solteiro desde o fim de namoro com a modelo costa-riquenha Ruby O.

Outras notícias