Coreia do Norte anuncia teste bem sucedido com míssil intercontinental

Coreia do Norte anuncia teste bem sucedido com míssil intercontinental

A primeira avaliação dos EUA e da Coreia do Sul, antes da informação de Pyongyang, identificava sim um míssil de médio alcance.

O Japão já apresentou um protesto formal, com o primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, a declarar que o novo teste "demonstra claramente que a ameaça subiu de nível".

Segundo a televisão estatal norte-coreana, o míssil Hwasong-14, atingiu uma altitude de 2802 quilómetros e chegou ao alvo após um voo de 39 minutos.

O míssil foi lançado às 9h10, hora de Pyongyang, a partir de Banghyon, ao norte da capital, de acordo com um porta-voz da chefia do Estado Maior da vizinha Coreia do Sul. "Com este alcance, o míssil não seria capaz de atingir os 48 estados do sul dos EUA nem as maiores ilhas do Hawai, mas conseguiria chegar ao Alasca", apontou no seu blogue David Wright, codiretor do Programa de Segurança Global da União de Cientistas Preocupados.

Este teste acontece depois de o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e do homólogo norte-americano, Donald Trump, se terem reunido na semana passada, em Washington, para abordar a questão do regime norte-coreano. Na sequência dos acontecimentos desta manhã, Tóquio condenou a ação norte-coreana e caracterizou-a de uma clara violação das resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU). "Juntos enfrentamos a ameaça do regime perigoso e brutal da Coreia do Norte". "Será que este tipo não tem nada melhor para fazer na vida?", questiona na sua conta no Twitter. "Continuamos a acompanhar de perto as ações da Coreia do Norte", acrescentou.

A Coreia do Norte tem aumentado nos meses mais recentes os testes com mísseis balísticos e pretende construir mísseis nucleares que possam alcançar território norte-americano, um registo que segundo os especialistas ainda permanece longínquo.

Os líderes sul-coreanos têm repetidamente insistido para que a Coreia do Norte - que tinha boicotado os Jogos Olímpicos de Seul em 1988 - participe nos Jogos de Inverno de Pyeonchang, em 2018, propondo a ideia de "Jogos Olímpicos da Paz".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Em jogo cheio de gols, Fluminense arranca empate com Chapecoense nos acréscimos
Com 13 pontos, a Chape começou a rodada na décima terceira posição, cinco postos atrás do Fluminense , que tem 15. Na tabela de classificação, a igualdade no placar deixa as duas equipes na mesma situação do início desta rodada.

Dudu Camargo rebate críticas por participação no 'Pânico': 'Audiência é a prova'
Em seguida, o artista foi acusado de agredir e assediar um suposto ex-namorado. Silvio Santos , depois, pagou R$ 100 pela participação da jovem.

Junior Maleck: "FC Porto é o maior clube de Portugal"
Estou ansioso por chegar ao FC Porto e poder mostrar o meu nível. "Assinei por um ano, com opção de compra", começou por dizer. O Santos Laguna anunciou esta segunda-feira a cedência de Junior Maleck ao FC Porto.

Kanye West deixou o Tidal, serviço de streaming exclusivo de Jay-Z
Uma segunda carta teria sido enviada pela equipe do rapper, para confirmar sua decisão. Ele também afirma não ter sido ressarcido por vídeos musicais feitos para a empresa.

Outras notícias