Deputado quer barrar prisão de candidatos até 8 meses antes de eleição

Deputado quer barrar prisão de candidatos até 8 meses antes de eleição

O relator da reforma política, deputado federal Vicente Cândido, do PT de São Paulo, incluiu no texto uma emenda, apelidada "emenda Lula", que pretende garantir a candidatura do ex-presidente do mesmo partido à Presidência da República em 2018. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

"Vamos derrotar o Lula na eleição e, depois, pôr o Luiz Inácio na prisão".

Doria acredita que isso se trata de uma manobra para fazer com que Lula possa concorrer a eleição e afirmou que a mudança não mudará o fato de que o ex-presidente será derrotado e que depois será preso.

O parecer de Cândido sobre a reforma política foi publicado no site da Câmara na última quinta-feira (13), um dia após ser divulgada a condenação de Lula.

"Tem muita exploração da política por parte de promotores, juízes e delegados, então, é para evitar, que no ano que vem, em especial, haja uma exploração dessa natureza", disse Cândido ao Estadão.

O deputado admitiu ainda que a mudança no artigo 236 do Código Eleitoral - que hoje proíbe a prisão 15 dias antes das eleições - poderia favorecer Lula e outros candidatos investigados. "É nossa arma contra esse período de judicialização da política". O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão, porém, espera o julgamento de recurso em liberdade. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

First AVENGERS: INFINITY WAR Footage Revealed
The teaser then leads to Gamora's reaction as Thanos finishes by saying, "But this does put a smile on my face". Our first look at Evangeline Lilly as Hope van Dyne / The Wasp in Ant-Man and the Wasp.

Nos bastidores, governistas buscavam articular votação para a segunda-feira
Beto Mansur (PRB), vice-líder do governo na Câmara, confirma que nenhum dos lados tem 342 deputados para o quórum no Plenário. A decisão foi tomada em consenso com demais parlamentares.

ONU: 4,5 bilhões de pessoas não dispõem de saneamento seguro no mundo
Esta é a primeira vez que a OMS e o Unicef fazem um levantamento global sobre água, saneamento básico e higiene. Tal permitirá uma redução importante nas taxas de mortalidade materna e de crianças até aos cinco anos.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias