Paz na Síria volta a ser negociada em Genebra

Membros do Exército Sírio Livre são vistos em Quneitra na véspera da entrada em vigor do cessar-fogo.                  REUTERS  Alaa al-Faqir

O cessar-fogo estabelecido por Estados Unidos, Rússia e Jordânia é válido para as províncias de Daraa, Quneitra e Sweida.

O cessar-fogo para a região sudoeste da Síria, acordado na primeira conversa a dois entre os presidentes norte-americano e russo, entrou em vigor às 9:00 locais, 7:00 em Lisboa. A guerra no país já dura mais de seis anos e Washington e Moscou apoiam facções diferentes, com os russos ao lado do regime de Bashar Assad e os americanos com os grupos sunitas que tentam derrubar o líder sírio.

Horas antes do início das tréguas, helicópteros do regime bombardearam várias províncias da zona.

Desde então, reina a calma tanto em Deraa como nas províncias de Al Quneitra e Al Sueida, abrangidas pelo fim das hostilidades. Outro representante dos rebeldes, da cidade de Deraa, disse que também não foram registrados conflitos significativos.

Até ao momento, o exército sírio ainda não comentou a situação. Os EUA, que têm evitado se envolver no conflito sírio desde que o presidente Donald Trump chegou à Casa Branca, em janeiro, elogiou o cessar-fogo.

De acordo com a agência oficial síria, os territórios capturados estavam nas mãos do EI. Não ficou claro em que medida combatentes - das forças do regime e dos principais grupos de oposição no sudoeste do país - estavam comprometidos com mais este esforço de paz.

As três nações que negociaram o cessar fogo não especificaram quais mecanismos serão utilizados para monitorar ou garantir a trégua. Governo e delegações da oposição devem participar de mais uma rodada de negociações em Genebra a partir desta segunda-feira.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Após três derrotas seguidas no Brasileiro, rivais não perdoam o Grêmio; veja
Já a situação do Leão é complicada, pois a equipe de Santa Catarina está na zona de rebaixamento, na 19ª colocação com 9 pontos. Já no segundo tempo, Willian, sozinho, cabeceou firme para diminuir o placar, após cruzamento de Róger Guedes.

Soldado morto é identificado e colegas estão no HUT — PI
Os militares faziam guarda de uma ponte no município de Batalha e estavam fazendo a troca de plantão no revezamento. O grupo era transportado em um caminhão que tombou após o motorista perder o controle.

Cristiano Ronaldo entra no "pódio" da lista de "capitães" — Real Madrid
Aproveitando a saída de Pepe, jogador português passará a ser o terceiro capitão do clube, e não só... Além disso, CR7 subirá um degrau na hierarquia dos capitães do time.

Santos e São Paulo fazem clássico de opostos na Vila Belmiro
Hoje ás 19h teremos o grande clássico na Vila entre Santos x São Paulo ao vivo. "Temos que vencer", acrescentou. A escalação não pode ser confirmada tendo em vista que Pintado fechou todos os treinos táticos da semana.

Outras notícias