Presidente do Conselho de Ética do Senado é internado às pressas

Após cassação de Delcídio Pedro Chaves toma posse no Senado Federal

Segundo ele, o presidente do Conselho de Ética não pode esquecer que existem outros membros no colegiado que deveriam ter sido consultados.

Coordenado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o recurso do arquivamento deverá ser assinado pelos senadores João Capiberibe (PSB-AP), José Pimentel (PT-CE) e Pedro Chaves (PSC-MS).

Depois que o recurso for protocolado, caberá a João Alberto convocar uma reunião para que os 15 titulares do colegiado analisem a possibilidade de desarquivar o pedido de cassação. Agora é preciso que a comissão vote a admissibilidade do processo contra Aécio, mas, com a situação de saúde do presidente do conselho, uma data para a reunião fica imprevisível. Além disso, o Congresso Nacional entra em recesso parlamentar entre os dias 18 e 31 de julho, impedindo novas votações no Conselho.

O recurso foi protocolado nesta terça-feira (27) na Comissão de Ética e é uma reação a João Alberto, que em decisão monocrática, considerar que o pedido de cassação de Aécio, feito pelo Rede e pelo PSOL era improcedente.

O senador foi submetido a um procedimento de implante de marca-passo. Ao mesmo tempo, o partido Rede também protocolou hoje o segundo pedido de cassação contra o senador mineiro.

Com o recurso de Randolfe, a decisão sobre a continuidade ou arquivamento da representação será do plenário do Conselho. Também subscreveram o documento as senadoras Regina Sousa (PT-PI), Angela Portela (PDT-RR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que são suplentes. "As suspeitas que pairam sobre o senador Aécio Neves, que, inclusive, embasaram decisão do Supremo Tribunal Federal no sentido de afastá-lo do mandato, são extremamente graves e merecem, no mínimo, ser investigadas", defendeu o parlamentar. As investigações mostrarão que o empréstimo de R$ 2 milhões, oferecido por Joesley Batista ao senador Aécio Neves, não envolveu recursos públicos e muito menos propina. "Tais esclarecimentos serão prestados em todas as instâncias necessárias para confirmar a correção da conduta do senador".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Atlético-MG perde Leonardo Silva para jogo da Libertadores
Atualmente, os lesionados do Atlético são: Carlos César, Léo Silva, Felipe Santana, Erazo, Rodrigão e Lucas Cândido. O lateral direito Marcos Rocha já está liberado do departamento médico e treina normalmente com os companheiros.

Atriz e comediante norte-americana morre aos 33 anos
A atriz Stevie Ryan foi encontrada morta, no último sábado, em casa, em Los Angeles. As causas da morte são ainda desconhecidas, mas existe a suspeita de suícidio.

Dez feridos em incidente com táxi descontrolado no aeroporto de Boston
De acordo com a polícia estadual, não há evidências de que o acidente tenha sido intencional ou que esteja ligado ao terrorismo. A mesma fonte adianta que a polícia está a inquirir o condutor, um taxista de 56 anos.

Temer volta atrás e decide ir à reunião do G20 na Alemanha
O presidente tem sido aconselhado por ministros, como Dyogo Oliveira (Planejamento), a confirmar a presença no G20. Apesar da retomada da viagem a Hamburgo, a ida ao fórum mundial de café em Medellín, na Colômbia, foi cancelada.

Outras notícias