Previsão do tempo tem possibilidade neve para o Sul do Brasil

Frio em Urubici Santa Catarina nesta segunda-feira 17 de julho de 2017

Porém o contraste térmico entre o ar frio e o ar quente será bem expressivo, motivando a formação de muita nebulosidade em grande parte da Região.

Um boletim divulgado pela MetSul Meteorologia neste domingo, 16, reitera o alerta sobre uma mudança do tempo no Sul do Brasil neste começo da semana.

E quem estiver interessado em ver a neve não pode perder esta oportunidade, porque ainda de acordo com o Inmet, a massa de ar frio passará rapidamente e antes mesmo da semana acabar, as temperaturas já começam a subir novamente, deixando o frio menos intenso.

Entre terça e quarta-feira, SC poderá ter recordes de temperaturas mínimas, em torno dos -9ºC a -11ºC. De acordo com informações do Instituto Climatempo, algumas simulações feitas por supercomputadores indicaram a possibilidade de nevar nestes locais.

Garoto brinca na neve

O fenômeno, no entanto, deve ocorrer somente no dia 17 de julho. A temperatura volta a despencar no Sul, em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e o ar polar vai chegar a Rondônia e ao Acre.

A hipótese está sendo considerada por causa de uma massa de ar de origem polar extremamente forte que avança sobre o centro-sul da América do Sul nos próximos dias. Desta vez, as condições para a ocorrência do fenômeno são mais consistentes do que no dia 9 de junho, quando se observou o primeiro evento de neve na Região Sul no outono/inverno de 2017.

A previsão de neve é apenas para o dia 17 de julho de 2017, segunda-feira. A possibilidade de neve, ou de fenômenos como chuva congelada, é considerada para as áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na serra gaúcha, cidades como Canela e Gramado devem ter temperaturas entre 2°C e 13°C. Chance menor de neve nas serras de Minas e pontos altos e a Oeste do interior do país. Não se pode descartar também a chance de nevar em áreas mais baixas no sul do Rio Grande do Sul, em regiões próximas da fronteira com o Uruguai e também em território uruguaio.

O sincelo, belo fenômeno que exige muita umidade, frio intenso e ventos também poderá voltar a ocorrer nas áreas elevadas da serra catarinense.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Portugal perde final do Euro Sub-19 frente à Inglaterra
Pouco depois, aos 11, o lateral-direito Dujon Sterling, que não é parente de Raheem Sterling, fez contra e igualou o marcador. Nmecha assinou o golo que valeu o Euro aos britânicos, após uma perda de bola da selecção nacional em zona perigosa.

Deputado quer barrar prisão de candidatos até 8 meses antes de eleição
Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Paulo. "Vamos derrotar o Lula na eleição e, depois, pôr o Luiz Inácio na prisão".

Marcelo Melo é campeão de duplas em Wimbledon
Melo e Kubot enfrentarão o croata Mate Pavic e o austríaco Oliver Marach na final do torneio mais tradicional do tênis mundial. Melo e Kubot tiveram chance preciosa para fechar o jogo no 12º game, com dois match points salvos pelos rivais.

FC Porto a caminho do México com Vaná, Danilo e Martins Indi
Os dragões chegaram a acordo com o Feirense para a compra do passe do jogador entre a noite de ontem e a manhã deste sábado. Depois, os dragões voltam a entrar em campo no dia 20 de julho, frente ao Chivas, a partir da 01h00.

Outras notícias