60 crianças morrem sem oxigênio em hospital da Índia

Índia investiga morte de 63 crianças em hospital por alegada negligência

Os pais de pelo menos 35 crianças que morreram nos últimos três dias, num hospital no norte da Índia, alegaram que houve falta de fornecimento de oxigénio na ala das crianças.

"Abrimos uma investigação e divulgaremos hoje um relatório preliminar. Sim, 60 pacientes morreram no hospital nos últimos cinco dias, mas não cremos que esteja relacionado com a informações sobre a escassez de oxigênio", declarou à agência AFP Anil Kumar, responsável pela polícia de Gorakhpur.

Os bebês morreram depois que a empresa fornecedora de bombas de oxigênio deixou de entregá-las, aparentemente pela falta de pagamento de faturas de milhões de rupias, dizem os jornais.

O Uttar Pradesh é governado pelo partido de direita Bharatiya Janata Party (BJP) do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

"Yogi Adityanath [chefe do governo do Estado de Uttar Pradesh, o mais populoso do país com 200 milhões de habitantes] pediu que o caso fosse investigado e garantiu uma acção firme", indicou o seu gabinete numa mensagem Twitter.

De acordo com o texto, 23 bebês morreram na quinta-feira, 10, quando "a pressão da alimentação de oxigênio baixou".

Adiantou que os ministros da Saúde do Uttar Pradesh, Sidharthnath Singh, e da Educação Médica, igualmente porta-voz do executivo regional, Ashutosh Tandon, vão deslocar-se a Gorakhpur, onde se localiza o hospital Baba Raghav Das Medical College, no qual ocorreram as mortes. "Havia várias causas interrupção no fornecimento de oxigênio, mas nossa pesquisa mostra que ninguém foi morto por causa disso", disse o ministro após visita ao hospital. "Ainda que 90 grandes bombas tenham sido entregues, na sexta, o hospital ficou sem oxigênio em uma hora", publicou o diário. Os pacientes têm que suportar longas listas de espera, mesmo para intervenções simples e, às vezes, se vêm obrigados a compartilhar camas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

China pede calma a Trump e Kim
A ilha um dos territórios "não incorporados" dos EUA, localiza-se a 3.430 quilómetros a sudeste da Coreia do Norte . Trump disse ter muita satisfação de conversar de novo com o presidente Xi Jinping .

Inter bate Londrina e chega à quarta vitória seguida
Bidía apareceu livre, na frente de Danilo Fernandes , após um passe de Artur, e só completou para o gol , 1 a 1. De fora da área, zagueiro mandou uma bomba para o gol e obrigou César a fazer a primeira grande defesa do jogo.

Netanyahu delivers fiery speech at rally
That means his short-term future will likely depend on whether he can maintain political and public backing. Netanyahu also spoke of Israel's growth and achievements during his tenure over the past eight years.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias