60 crianças morrem sem oxigênio em hospital da Índia

Segundo a imprensa indiana dezenas de crianças morreram na última quinta e sexta-feira por falta de estoque de oxigênio

Os pais de pelo menos 35 crianças que morreram nos últimos três dias, num hospital no norte da Índia, alegaram que houve falta de fornecimento de oxigénio na ala das crianças.

"Abrimos uma investigação e divulgaremos hoje um relatório preliminar. Sim, 60 pacientes morreram no hospital nos últimos cinco dias, mas não cremos que esteja relacionado com a informações sobre a escassez de oxigênio", declarou à agência AFP Anil Kumar, responsável pela polícia de Gorakhpur.

Os bebês morreram depois que a empresa fornecedora de bombas de oxigênio deixou de entregá-las, aparentemente pela falta de pagamento de faturas de milhões de rupias, dizem os jornais.

O Uttar Pradesh é governado pelo partido de direita Bharatiya Janata Party (BJP) do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

"Yogi Adityanath [chefe do governo do Estado de Uttar Pradesh, o mais populoso do país com 200 milhões de habitantes] pediu que o caso fosse investigado e garantiu uma acção firme", indicou o seu gabinete numa mensagem Twitter.

De acordo com o texto, 23 bebês morreram na quinta-feira, 10, quando "a pressão da alimentação de oxigênio baixou".

Adiantou que os ministros da Saúde do Uttar Pradesh, Sidharthnath Singh, e da Educação Médica, igualmente porta-voz do executivo regional, Ashutosh Tandon, vão deslocar-se a Gorakhpur, onde se localiza o hospital Baba Raghav Das Medical College, no qual ocorreram as mortes. "Havia várias causas interrupção no fornecimento de oxigênio, mas nossa pesquisa mostra que ninguém foi morto por causa disso", disse o ministro após visita ao hospital. "Ainda que 90 grandes bombas tenham sido entregues, na sexta, o hospital ficou sem oxigênio em uma hora", publicou o diário. Os pacientes têm que suportar longas listas de espera, mesmo para intervenções simples e, às vezes, se vêm obrigados a compartilhar camas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Vitória x Avaí ao vivo - Veja onde assistir
Agora na décima oitava colocação, o Leão está três pontos atrás da Chapecoense e quer a recuperação para reverter a situação. Na próximo sábado, 19, às 16h, o Vitória tenta retomar a sua ascensão em São Paulo , contra o líder Corinthians .

Mais de 70 incêndios em três horas. Reacedimentos dificultam combate às chamas
O incêndio em Cantanhede permanecia "em curso" e mobilizava então 304 operacionais, 88 meios terrestres e três meios aéreos. Por precaução, aliás, a A14 que liga Coimbra à Figueira da Foz foi cortada na zona do fogo.

Motorista morre ao ser atropelado por ônibus enquanto trocava pneu
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal isolou o local para aguardar a chegada da Polícia Civil e do Instituto de Medicina Legal (IML).

Trump rechaza llamada telefónica de Maduro
Trump ha defendido el jueves enfáticamente su promesa de "fuego y furia" contra Corea del Norte por su carrera armamentística. La Constituyente sesiona en el "hemiciclo protocolar" del Palacio Legislativo.

Outras notícias