Abe e Moon acordam aumentar pressão sobre a Coreia do Norte

EUA e Coreia do Norte trocam novas ameaças e tensão aumenta

Os Estados Unidos negociaram a nova proposta com a China, principal parceiro comercial e aliado da Coreia do Norte, depois que Pyongyang lançou, em 4 de julho, um míssil balístico intercontinental. "Quando existirem as condições certas, podemos sentar-nos e dialogar sobre o futuro da Coreia do Norte", disse, sugerindo até "outros canais de comunicação" que, sem os detalhar, indicou que estão já abertos.

Pyongyang também ameaçou os Estados Unidos e afirmou que fará "pagarem mil vezes o preço de seu crime".

A unanimidade dos membros do Conselho de Segurança em relação aos últimos testes com mísseis de Pyongyang mostra sua "unidade e determinação" em "levar de novo a Coreia do Norte à mesa de negociação", ressaltou o embaixador francês na ONU, Francois Delattre.

O documento ainda afirma que a aplicação do novo pacote de punições "não vai fazer nunca" com que os norte-coreanos reduzam seu programa nuclear.

O regime norte-coreano argumenta que as armas nucleares são um meio de desestimular uma eventual invasão americana ao país. Todos reiteraram o respetivo apoio às recentes sanções aprovadas no seio do Conselho de Segurança.

O texto inclui o veto às exportações de carvão da Coreia do Norte, que representarão ao país uma perda de 340 milhões de euros por ano; de ferro (212 milhões de euros); chumbo (93 milhões de euros) e marisco (254 milhões de euros), entre outras medidas contra empresas e entidades que apoiem os programas armamentísticos do país.

"Os Estados Unidos atuaram com firmeza, agora a comunidade internacional atua com firmeza e a Coreia do Norte tem que responder", disse.

Segundo outro relatório oficial norte-americano, o líder norte-coreano Kim Jong-Un dispõe de cerca de 60 bombas nucleares, observou o jornal The Washington Post, que destacou, no entanto, que muitos peritos consideram que este número é muito elevado.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Buscopan retirado do mercado tem substitutos; saiba quais
Por que o produto teve sua produção suspensa? "Este teste serve para definir a validade do produto, ou seja, mede por quanto tempo o produto continua bom para o consumo depois da sua fabricação".

Motorista morre ao ser atropelado por ônibus enquanto trocava pneu
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal isolou o local para aguardar a chegada da Polícia Civil e do Instituto de Medicina Legal (IML).

Netanyahu delivers fiery speech at rally
That means his short-term future will likely depend on whether he can maintain political and public backing. Netanyahu also spoke of Israel's growth and achievements during his tenure over the past eight years.

Trump rechaza llamada telefónica de Maduro
Trump ha defendido el jueves enfáticamente su promesa de "fuego y furia" contra Corea del Norte por su carrera armamentística. La Constituyente sesiona en el "hemiciclo protocolar" del Palacio Legislativo.

Outras notícias