Marinha envia cerca de 100 militares para ajudar no combate aos fogos

Um popular ajuda no combate ao incêndio perto aldeia de Cabeça Gorda em Abrantes MIGUEL A. LOPES  Lusa

No sábado, um novo máximo de incêndios foi registado em Portugal, com 268 ocorrências, que mobilizaram 6.553 operacionais, sendo que pelas 09:00 os fogos nos concelhos de Ferreira do Zêzere e Tomar eram os mais preocupantes, segundo a Proteção Civil.

Devido a este fogo, a estrada nacional (EN) 17, vulgarmente conhecida por Estrada da Beira, continua cortada ao trânsito entre Ceira e Ponte Velha. E ainda um terceiro incêndio em Pombal, distrito de Leiria.

No distrito de Santarém, 296 operacionais e 92 viaturas combatiam o incêndio - que reativou na tarde de sábado depois de ter sido dado como dominado - em Ferreira do Zêzere, onde foi ativado, ao início da madrugada, o plano municipal de emergência do concelho.

"Mantemos todos os meios de reforço no terreno no sentido de conseguir responder e apoiar estas situações, mantemos o nível de alerta laranja para todos os distritos", acrescentou a responsável, dando conta também da situação em Tomar, onde lavra um incêndio "já muito ativo" e com "algumas situações críticas em termos de aldeias e pequenas localidades que se concentram na área de propagação e desenvolvimento" do fogo, com "áreas onde se encontram evacuações em curso ou onde são previsíveis nas próximas horas". É combatido por 3 meios aéreos, 90 viaturas e 366 operacionais. A Agência Lusa informou que a governante "chegou cerca das 19h30m" à sede da ANPC e que está "reunida na sala de situação" com o presidente da ANPC, Joaquim Leitão, e com o comandante nacional operacional da Proteção Civil, Rui Esteves.

Segundo o Exército, estão ainda empenhados no combate aos incêndios 15 pelotões de rescaldo e vigilância pós-incêndio e quatro destacamentos de engenharia, nas regiões de Aldeia do Mato (Abrantes), Paredes (Vila Real), Rio Côvo (Mealhada), Canal Caveira (Grândola), Portunhos (Cantanhede) e Caldas da Felgueira (Nelas).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Ex-senador boliviano asilado no Brasil sofre acidente de avião em Goiás
Ao chegar ao Hospital de Base, o ex-senador havia sofrido parada cardiorrespiratória, conforme apontou o Corpo de Bombeiros do DF. Roger Pinto Molina pediu asilo político ao Brasil em 2012, alegando perseguição política do governo de Evo Morales.

Fabinho está próximo do PSG
Apesar de ser lateral-direito de origem, Fabinho jogou boa parte da temporada passada como meio-campo no Monaco. No entanto, o adicional de 15 milhões, de acordo com o diário esportivo, poderia fazê-lo mudar de ideia.

Chapecoense genera confusión con nueva camiseta
Artur Moraes, portero del conjunto brasileño, aseguró que todavía tienen "recuerdos de la tragedia". En su lugar ingresó el tricolor Fernando Guerrero.

Buscopan retirado do mercado tem substitutos; saiba quais
Por que o produto teve sua produção suspensa? "Este teste serve para definir a validade do produto, ou seja, mede por quanto tempo o produto continua bom para o consumo depois da sua fabricação".

Outras notícias