Marinha envia cerca de 100 militares para ajudar no combate aos fogos

PAULO NOVAIS Lusa

No sábado, um novo máximo de incêndios foi registado em Portugal, com 268 ocorrências, que mobilizaram 6.553 operacionais, sendo que pelas 09:00 os fogos nos concelhos de Ferreira do Zêzere e Tomar eram os mais preocupantes, segundo a Proteção Civil.

Devido a este fogo, a estrada nacional (EN) 17, vulgarmente conhecida por Estrada da Beira, continua cortada ao trânsito entre Ceira e Ponte Velha. E ainda um terceiro incêndio em Pombal, distrito de Leiria.

No distrito de Santarém, 296 operacionais e 92 viaturas combatiam o incêndio - que reativou na tarde de sábado depois de ter sido dado como dominado - em Ferreira do Zêzere, onde foi ativado, ao início da madrugada, o plano municipal de emergência do concelho.

"Mantemos todos os meios de reforço no terreno no sentido de conseguir responder e apoiar estas situações, mantemos o nível de alerta laranja para todos os distritos", acrescentou a responsável, dando conta também da situação em Tomar, onde lavra um incêndio "já muito ativo" e com "algumas situações críticas em termos de aldeias e pequenas localidades que se concentram na área de propagação e desenvolvimento" do fogo, com "áreas onde se encontram evacuações em curso ou onde são previsíveis nas próximas horas". É combatido por 3 meios aéreos, 90 viaturas e 366 operacionais. A Agência Lusa informou que a governante "chegou cerca das 19h30m" à sede da ANPC e que está "reunida na sala de situação" com o presidente da ANPC, Joaquim Leitão, e com o comandante nacional operacional da Proteção Civil, Rui Esteves.

Segundo o Exército, estão ainda empenhados no combate aos incêndios 15 pelotões de rescaldo e vigilância pós-incêndio e quatro destacamentos de engenharia, nas regiões de Aldeia do Mato (Abrantes), Paredes (Vila Real), Rio Côvo (Mealhada), Canal Caveira (Grândola), Portunhos (Cantanhede) e Caldas da Felgueira (Nelas).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Portuguesa Inês Henriques é a nova campeã mundial dos 50km marcha
A chinesa Yin Hang, que acompanhou o ritmo da atleta portuguesa na primeira metade da prova, ficou em segundo lugar. Inês Henriques estabeleceu um novo máximo de 4.05.56 horas, tirando dois minutos e 29 segundos ao recorde anterior.

¡No te pierdas la lluvia de estrellas de esta noche en Puebla!
Tome en cuenta que este año, una luna llena de tres cuartos podría interponerse en el camino para verlas en su mejor momento. Además, la NASA recomienda hacerlo en lugares alejados de las grandes ciudades, ya que son más oscuros.

Chapecoense genera confusión con nueva camiseta
Artur Moraes, portero del conjunto brasileño, aseguró que todavía tienen "recuerdos de la tragedia". En su lugar ingresó el tricolor Fernando Guerrero.

Federer passa por Agut e vai à semi em Montreal
Mas Federer contou com os erros do adversário, que não soube aproveitar a chance e vacilou nas devoluções. No nono, Federer pressionou Bautista Agut, que acabou sofrendo a quebra após cometer uma dupla fala.

Outras notícias