Três fogos em curso e dois em resolução mobilizam 1.434 operacionais — Incêndios

Oito fogos em cinco distritos estão a ser combatidos esta segunda-feira por mais de 2.000 operacionais e 26 meios aéreos

Este incêndio, que mantinha várias frentes pelas 05:15, destruiu pelo menos uma casa de primeira habitação, provocando dois desalojados na aldeia da Lata, no concelho de Miranda do Corvo, disse o presidente da Câmara, Miguel Baptista, à agência Lusa, na noite de sábado.

Os restantes fogos, considerados como "em resolução", situam-se nos concelhos de Cinfães, Cantanhede e Abrantes.

"Mantemos todos os meios de reforço no terreno no sentido de conseguir responder e apoiar estas situações, mantemos o nível de alerta laranja para todos os distritos", acrescentou a responsável, dando conta também da situação em Tomar, onde lavra um incêndio "já muito ativo" e com "algumas situações críticas em termos de aldeias e pequenas localidades que se concentram na área de propagação e desenvolvimento" do fogo, com "áreas onde se encontram evacuações em curso ou onde são previsíveis nas próximas horas". "O fogo já entrou na localidade de Beco e está a ir em direção a Dornes".

No distrito de Coimbra foi mesmo ativado o Plano Distrital de Emergência, segundo informações avançadas no habitual ponto de situação feito às 18h por Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Protecção Civil.

115 operacionais, 29 viaturas e 3 meios combatem as chamas na União de Freguesias de Portunhos e Outil, no concelho de Cantanhede. Em declarações à Lusa, o tenente-coronel Silva Ferreira informou que pelas 17h foi encerrado o trânsito dos dois sentidos da A3, entre a Maia e santo Tirso, devido aos incêndios florestais que deflagraram na zona da Trofa e Maia.

De acordo com uma nota do gabinete do Chefe de Estado-Maior do Exército, estão a ajudar hoje no combate aos incêndios 590 militares, 116 viaturas e quatro máquinas de rasto.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Santander vende control de bienes raíces de Popular a Blackstone
Banco Santander intervino para rescatar a Popular en junio en una venta forzada por la Junta Única de Resolución de Bruselas. Se trata de la mayor venta de la historia de una cartera inmobiliaria en España.

Rui Vitória: "Temos de ter eficácia e não só nos golos"
As equipas são muito mais do que a soma de 11 jogadores. "Não há perfeições, estamos a começar bem e estou satisfeito". Guimarães e Braga, ambos por 3-1, Rui Vitória garantiu que os seus jogadores ainda estão longe da perfeição.

"Sanções da ONU à Coreia do Norte terão 'impacto muito grande'" — Trump
Normalmente, eles concordam com sanções contra a Coreia do Norte antes de envolverem formalmente outros membros do conselho. Pyongyang deverá tomar consciência das "privações que escolheu infligir" ao seu próprio povo, destacou.

Abe e Moon acordam aumentar pressão sobre a Coreia do Norte
O regime norte-coreano argumenta que as armas nucleares são um meio de desestimular uma eventual invasão americana ao país. Pyongyang também ameaçou os Estados Unidos e afirmou que fará "pagarem mil vezes o preço de seu crime".

Outras notícias