Acordo de Paris sobre o clima 'não será renegociado — Macron à ONU

O presidente francês Emmanuel Macron na ONU.                  REUTERS  Eduardo Munoz

O presidente da França, Emmanuel Macron, rebateu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira, defendendo o "bom" acordo nuclear com o Irã e afirmando que aqueles que não respeitarem o pacto são irresponsáveis.

O presidente francês reiterou que o acordo é "sólido" e "essencial para a paz".

"Se derrubarmos esse acordo e ele for substituído por nada, estaremos na situação da Coreia do Norte", disse Macron.

O discurso de Macron contrastou em grande medida com o de Trump, com mensagens muito diferentes em assuntos como o Irã, a Coreia do Norte, a mudança climática e a crise de refugiados.

O Acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento global, foi assinado em dezembro de 2015 na capital francesa por 195 países.

Segundo Macron, ele já havia exposto sua opinião anteriormente tanto para Trump quanto para o presidente iraniano, Hassan Rouhani, em encontros privados, ontem. "Denunciá-lo hoje sem propor qualquer outra coisa seria um grande erro, não o respeitar seria irresponsável porque é um acordo útil", afirmou o Presidente perante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Bruna Marquezine beija Flora Diegues na boca em protesto
Os cliques foram realizados nos bastidores de gravação da nova novela das 19h da Globo, Deus Salve o Rei . A foto foi postada pela atriz Flora Diegues , colega de elenco de Bruna.

Madonna inspira-se na música portuguesa para próximo álbum
Aqui há uma grande mistura cultural de pessoas e música", disse a cantora quando lhe perguntaram o que estava a ouvir de momento. Por exemplo, numa das últimas publicações que fez no Instagram, partilhou uma foto sua a desfilar num cenário histórico.

Sem D'Alessandro, Guto Ferreira aguarda Camilo — Série B
Após retomar a liderança da Série B , o Internacional se reapresentou na tarde desta segunda-feira no CT Parque Gigante. Na última semana o meia voltou a correr ao redor do gramado, mas ainda sem trabalhos com bola e com o resto do grupo.

Senado aprova PEC do Simples Municipal
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (19), a Proposta de Emenda à Constituição do Simples Municipal ( PEC 77/2015 ).

Outras notícias