Alojamento local criou quase 20 mil empregos em Lisboa no ano passado

Alojamento Local com impacto de 1.660 ME na economia da Área Metropolitana de Lisboa em 2016

"Qual é o impacto do Alojamento Local na região de Lisboa?". Esta pergunta serviu de ponto de partida de um estudo promovido pela Associação de Restauração e Similares de Portugal, e os resultados mostram que em 2016 esta atividade teve um impacto direto de 285 milhões de euros.

De acordo com o estudo, em 2016 o AL teve um impacto de 1.664,7 milhões de euros na economia da região, revelou o estudo, salientando que 2016 foi um ano atípico, porque foi um ano de legalização de muitos dos AL já existentes, devido a alterações legislativas, afirmou Hélia Pereira, do ISCTE, que apresentou as conclusões do estudo. Destacando a importância do alojamento local para "o fortalecimento do negócio turístico", esta associação, num comunicado enviado às redacções, explica que os 286 milhões de euros derivam do negócio do alojamento e outras prestações de serviços.

Depois, há mais 550 milhões de euros se forem tidos em conta os gastos realizados pelos turistas ligados ao AL (onde se destacam 263 milhões em refeições, a que se somam outros 829 milhões do "impacto induzido", isto é, o "efeito multiplicador na economia e nos sectores a montante e gastos realizados pelos colaboradores").

No que respeita à criação de postos de trabalho, o alojamento local corresponde à criação de 5.706 postos de trabalho diretos e 13.439 postos indiretos, o que corresponde a pagamentos na ordem os 51,4 milhões de euros com salários.

Neste cenário base, a contribuição do AL para o PIB deverá atingir os 1.461,1 milhões de euros, ser responsável por mais de 42 mil empregos, 12.665 dos quais de forma direta.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Aliado de Geddel tem habeas corpus negado pelo STJ
Gustavo Ferraz teria ajudado o ex-ministro a guardar os valores no apartamento. Para o Ministério Público Federal, os recursos são oriundos de propina.

Google Pixel 2 tem preço e imagens reveladas na web — Vazou tudo
Assim, não é possível apontar se o celular terá bordas mais estreitas, tendência observada em dispositivos lançados recentemente. Em vídeo divulgado na última semana, o Google ainda indicou melhorias na bateria, na câmera e no processador de seus celulares.

Juízes admitem desconvocar greve de 3 e 4 de outubro
Antes de terem sido recebidos pelo PS, os juízes tinham sido ouvidos pelos grupos parlamentares do PSD e do CDS, refere o " Público ".

Prefeitura de Fortaleza abre seleção pública para professores substitutos
A seleção será realizada em uma única etapa , constituída de provas objetivas , que serão aplicadas na cidade de Fortaleza. Estão abertas as inscrições para a seleção pública de professores substitutos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza .

Outras notícias