Coreia do Norte ameaça os EUA com o "maior dos sofrimentos"

Embaixador da Coreia do Norte na ONU Han Tae Song durante Conferência sobre Desarmamento na Suíça

Os Estados Unidos querem que o Conselho de Segurança da ONU imponha um embargo de petróleo à Coreia do Norte, interrompa sua fundamental exportação do setor têxtil e submeta o líder Kim Jong Un a interdições financeira e de viagem, de acordo com uma proposta da resolução vista pela Reuters.

A China é o principal aliado diplomático e maior parceiro comercial da Coreia do Norte.

O Conselho de Segurança da ONU vota nesta segunda-feira (11) uma série de novas sanções contra a Coreia do Norte por iniciativa de Washington, que suavizou as demandas iniciais para buscar o apoio de Moscou e Pequim.

As autoridades chinesas reiteraram hoje que os níveis de radiação registrados em alguns pontos da sua fronteira com a Coreia do Norte são "normais" após o último teste atômico de 3 de setembro, que Pyongyang assegura que foi de uma bomba de hidrogênio.

Depois que Pyongyang realizou o sexto - e mais potente - teste nuclear no início do mês, Washington pediu a intensificação das ações internacionais contra o regime norte-coreano.

Em julho, a Coreia do Norte já tinha realizado dois disparos de ICBM.

Estas atividades nucleares e balísticas violam as resoluções das Nações Unidas, que já infligiram várias sanções a Pyongyang. Contudo, a administração liderada por Donald Trump reivindica uma votação em seis dias.

"As medidas que serão tomadas causarão aos Estados Unidos o maior sofrimento e dor em toda a sua história", afirmou o ministério.

"No caso de os Estados Unidos avançarem com medidas ilegais, que se materializem numa resolução [do Conselho de Segurança da ONU] ilegal e sanções mais severas, a DPRK [em português Partido Democrático da República da Coreia] vai certificar-se que EUA pagam o devido preço", referia um comunicado do porta-voz do governo da Coreia do Norte, divulgado pela agência oficial de notícias KCNA.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Pega Pega: Eric pede que Maria Pia fique atenta a Malagueta
Luiza questiona Hermes sobre o relacionamento de Eric com Mirella. "Eu fiz isso para lutar por ele", afirmou Maria Pia . Antônia (Vanessa Giácomo) exige que Domênico (Marcos Veras) participe de sua conversa com Júlio (Thiago Martins).

Divulgado novo cartaz de 50 Tons de Liberdade
O filme tem estreia prevista para o dia 8 de fevereiro em Portugal, tal como aconteceu com os restantes filmes, perto do dia de S. Anastasia Steele aparece vestida de noiva no primeiro poster de 'Cinquenta tons de liberdade' .

Em jogo emocionante e polêmico, Atletiba termina empatado na Baixada
Após muitas reclamações, e quatro minutos depois, o próprio Gedoz cobrou o pênalti deslocando Wilson, e empatou a partida, 1 a 1. Kleber Gladiador voltou a jogar pelo Coritiba e foi escalado entre os titulares por Marcelo Oliveira depois de 11 jogos fora.

Defesa de Miller tenta entregar passaporte no Rio, mas PF não aceita
Perecmanis disse que seu cliente dirá aos procuradores que teve atuação dentro das normas legais. Escreveu, ainda, que a prisão temporária é uma "medida que se impõe".

Outras notícias