Coreia do Norte dispara míssil que sobrevoa Japão

Image-0-Artigo-2296964-1

Pyongyang havia prometido na quarta-feira acelerar seus programas militares proibidos em resposta às "maléficas" sanções da ONU.

Pouco após saber do novo lançamento, o Conselho de Segurança anunciou a convocação de uma reunião de urgência para hoje, com o objetivo de fazer consultas a portas fechadas.

Durante o último teste norte-coreano, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) que monitora a atividade sísmica mundial, detectou um abalo de magnitude 6,3.

O Ministério norte-coreano das Relações Exteriores disse que as resoluções são uma "odiosa provocação" destinada a violar seu direito legítimo de autodefesa e tem como objetivo "sufocar completamente seu Estado e população por meio de um bloqueio econômico de escala total".

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, chamou o disparo de "provocação escandalosa".

"O secretário-geral discutirá a situação na península coreana com todas as partes envolvidas à margem" da Assembleia-Geral da ONU, que começa na próxima semana em Nova Iorque. Analistas do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS) sugerem que a Coreia do Norte tenha adquirido motores movidos a líquidos propelentes de alta performance, em mercado clandestino na Rússia e Ucrânia.

Há algumas semanas, a Coreia do Norte ameaçou publicamente lançar quatro mísseis nas proximidades da ilha americana.

"É um alcance que permite atingir Guam", afirmou o ministro japonês Itsunori Onodera.

De acordo com o governo japonês, o míssil sobrevoou a ilha nipônica de Hokkaido (norte) às 7H06 locais (19H06 de Brasília, quinta-feira) e caiu no mar a quase 2.000 quilômetros de sua costa. Nessa data um míssil balístico sobrevoou Hokkaido.

Os cidadãos japoneses ficaram novamente em alerta diante da ameaça, sendo orientados a não se aproximarem de nenhum material que possa ter se desintegrado do míssil, uma vez que não se sabe se há material radioativo presente nos destroços.

"Se a Coreia do Norte continuar por este caminho, seu futuro não será radiante", completou.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

"John Wick 3": Terceiro filme chegará aos cinemas em maio de 2019
O primeiro filme da franquia teve uma arrecadação bastante modesta, de apenas US$88 milhões mundiais. Stahelski falou que o terceiro filme mostrará a origem do personagem vivido por Keanu Reeves .

Leandro Daiello permanecerá à frente da Polícia Federal
Daiello comanda a PF desde janeiro 2011, quando teve início o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O próprio diretor-geral já comentou o desejo de colocar o cargo à disposição e se aposentar.

Assistente de produção de 'Narcos' é assassinado no México
Segundo o jornal " El País ", o corpo foi encontrado dentro de seu carro, em uma área rural no Estado do México. Os fatos acerca da morte dele ainda são desconhecidos e as autoridades continuam investigando.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias