Coreia do Norte dispara míssil que sobrevoa Japão

Coreia do Norte dispara míssil que sobrevoa Japão

Pyongyang havia prometido na quarta-feira acelerar seus programas militares proibidos em resposta às "maléficas" sanções da ONU.

Pouco após saber do novo lançamento, o Conselho de Segurança anunciou a convocação de uma reunião de urgência para hoje, com o objetivo de fazer consultas a portas fechadas.

Durante o último teste norte-coreano, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) que monitora a atividade sísmica mundial, detectou um abalo de magnitude 6,3.

O Ministério norte-coreano das Relações Exteriores disse que as resoluções são uma "odiosa provocação" destinada a violar seu direito legítimo de autodefesa e tem como objetivo "sufocar completamente seu Estado e população por meio de um bloqueio econômico de escala total".

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, chamou o disparo de "provocação escandalosa".

"O secretário-geral discutirá a situação na península coreana com todas as partes envolvidas à margem" da Assembleia-Geral da ONU, que começa na próxima semana em Nova Iorque. Analistas do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS) sugerem que a Coreia do Norte tenha adquirido motores movidos a líquidos propelentes de alta performance, em mercado clandestino na Rússia e Ucrânia.

Há algumas semanas, a Coreia do Norte ameaçou publicamente lançar quatro mísseis nas proximidades da ilha americana.

"É um alcance que permite atingir Guam", afirmou o ministro japonês Itsunori Onodera.

De acordo com o governo japonês, o míssil sobrevoou a ilha nipônica de Hokkaido (norte) às 7H06 locais (19H06 de Brasília, quinta-feira) e caiu no mar a quase 2.000 quilômetros de sua costa. Nessa data um míssil balístico sobrevoou Hokkaido.

Os cidadãos japoneses ficaram novamente em alerta diante da ameaça, sendo orientados a não se aproximarem de nenhum material que possa ter se desintegrado do míssil, uma vez que não se sabe se há material radioativo presente nos destroços.

"Se a Coreia do Norte continuar por este caminho, seu futuro não será radiante", completou.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

PGR suspende acordo de delação premiada para Joesley Batista e Ricardo Saud
Eles são acusados de promoverem a venda de dólar futuro dias antes de fecharem um acordo de delação premiada com a PGR. No acordo de leniência com a Procuradoria no Distrito Federal, a multa acordada foi de R$ 10,3 bilhões.

Pequena Grande Vida | Filme com Matt Damon ganha o seu primeiro trailer
Pequena Grande Vida é meio como Querida, Eu Encolhi As Crianças , só que para adultos e satírica. A estreia nos cinemas de Portugal está prevista para o dia 21 de dezembro.

Temer muda a agenda e marca reunião no Planalto neste sábado
No domingo ele também deve revisar o discurso que vai fazer na ONU, na terça-feira, onde pretende citar a crise da Venezuela. Por outro lado, a avaliação é de que o cenário 'é mais favorável' a Temer do que na primeira denúncia.

Protestos por absolvição de ex-polícia causa dez feridos
Recentemente, a cidade de Charlottesville, na Virgínia, foi palco de uma manifestação, que deixou três pessoas mortas. Após a violência, a banda U2 cancelou um show programado para a noite deste sábado em St.

Outras notícias